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Endurance tratado a sério!
Classe GTE-AM continua com carros “usados” para temporada 2018 do WEC
Aston Martin quer levar o novo Vantage GTE para a classe AM. (Foto: WEC)
Aston Martin quer levar o novo Vantage GTE para a classe AM. (Foto: WEC)

As equipes que disputam o Mundial de Endurance na classe GTE-AM, devem continuar com seus carros para a temporada 2018/2019 do WEC. Via de regra para quem deseja disputar o campeonato é de que os carros tenho pelo menos 2 anos de idade (2016 e 2017).

De acordo com o site sportscar365.com a Aston Martin queria disponibilizar a nova versão do Vantage GTE, que nesta semana realizou testes no circuito de Sebring para a classe AM.

“A regra diz que você apresenta o carro em PRO, depois um ano depois na classe AM”, disse o chefe da Porsche Motorsport, Dr. Frank-Steffen Walliser. “Todos, mesmo os britânicos, têm que aceitar isso. Sem exceções. O Aston Martin ainda é competitivo. Estava na pole position em Xangai “.

O Porsche 911 RSR que disputa a classe PRO na atual temporada, vai estar elegível para as equipes amadoras no próximo ano. “Foi em discussão, mas é muito difícil de gerir, no final do dia”, disse o coordenador técnico da Ferrari Competizioni GT, Ferdinando Cannizzo, ao Sportscar365. “Com o BoP, pneus diferentes, pneus simples, pneus duplos.”

Outro ponto que também entrou na pauta de discussão foi a implementação do BoP automatizado, artifício que entrou em vigor neste ano na classe PRO. As equipes estão divididas.

“GTE-AM é um pouco diferente no julgamento, porque você tem um impacto maior por parte do piloto”, disse Walliser. “Lá você tem que ter uma visão mais próxima da influência do piloto, porque você não deve gerenciar eles, mas os carros. É um pouco mais complicado.”

Cannizzo da Ferrari acrescentou: “A melhor ideia seria ficar com a situação atual, porque você praticamente tem pilotos diferentes. É muito difícil entender a intervenção humana sobre como equilibrar o desempenho do carro.”

“Com certeza, precisamos melhorar o BoP para o carro AM. Nós fizemos isso na GTE-PRO. Nós sentimos que a propagação do desempenho entre estes carros é muito grande, principalmente no desempenho em linha reta. A FIA sabe exatamente o problema e reagirá de acordo”. Finalizou.

* Com informações do site sportscar365.com

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