bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

J5-04_LMS_Buda_Course_12
Fila de GT2 na etapa húngara da LMS neste ano

Estabilidade de regulamento, pilotos de F1 participando, fabricantes investindo diretamente. Podemos dizer hoje que a classe GT2 é um das mais competitivas se não a mais no mundo dos carros de turismo. As qualidades que listei assim são apenas algumas desta fantástica categoria que está presente em todos os continentes.

Tudo começou em 2000 com a criação da classe N-GT que depois se tornou GT3 e hoje é dividida em GT2 e GT4. Marcas como Ferrari, Porsche, BMW, Corvette, Aston MArtin, Jaguar e Spyker são os envolvidos nesta categoria. O termo “GT2” hoje é usado em vários campeonatos como os organizados pela ACO (LMS, ALMS, ILMC) GT Open, VLN e campeonatos regionais como na Itália, Portugal e Brasil.  

Seu baixo custo se comparado a categorias como F1, DTM e até a GT1 e regulamentos estabilizados por anos tem levado fabricantes a investir na classe. Até o ano passado o principal campeonato do mundo o FIAGT tinha a classe GT2 em conjunto com a GT1, porém com os planos de fazer um campeonato somente com carros da classe principal a GT2 foi excluída dos planos da FIA. Muitas equipes acabaram indo para a GT-Open e outras para a LMS como foi o caso da AF Corse que tem entre seus pilotos Jean Alesi e Giancarlo Fisichella ex-pilotos de F1 e que sempre chamam a atenção aonde passam.

Outro fator para o sucesso da classe é o fato que a maioria dos campeonatos permite que pilotos não profissionais possam participar, assim qualquer mortal com muito dinheiro  e um pouco de noção sobre automobilismo pode ir comprar seu Porsche ou Ferrari e correr contra pilotos de ponta. Nem sempre o sucesso é garantido mas em um mundo capitalista como o nosso o que vier é lucro.
Para 2011 a grande expectativa é a criação de um novo campeonato organizado pela FIA nos mesmos moldes da GT1 atual com 4 ou 5 corridas e tendo como prova principal as 24 Horas de SPA. Para engrossar o grid equipes das classes GT3, GT4 e GTN.

Em todos os campeonatos ao redor do mundo Ferrari e Porsche são as equipes mais vitoriosas e que são os carros a serem batidos. Hoje em todos os campeonatos organizados pela ACO ou é Ferrari ou Porsche  que estão na frente. O mesmo vale para a GT-Open. O desenvolvimento muitas vezes gera casos curiosos. no caso da ACO os carros de outras fabricantes tem mais liberdade de desenvolvimento para tentar superar Ferrari e Porsche, por outro lado em várias pistas os protótipos da Fórmula Le Mans são facilmente ultrapassados mesmo com mais aerodinâmica.

Para 2011 novos modelos estarão a disposição de equipes como a Ferrari F458, Porsche 997 além de atualizações do BMW que compete na ALMS. É esperado a entrada do Ford GT da Matech que está construindo uma versão para a GT2 além é claro do Panoz Abruzzi que foi apresentado no começo do mês. Também é esperado o Lamborghini Gallardo LP560 GT2 

Também para o ano que vem com o cancelamento da classe GT1 na LMS a ACO criou duas novas classes. GTPRO para equipes de fábrica e GTLive com equipes com pelo menos 1 piloto profissional. Também será reduzido o desempenho para que os carros fiquem distantes dos protótipos da classe LMP2, já na FIAGT os carros serão mais rápidos para se distanciarem da classe GT3. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.