Categoria para carros com emissão zero, uma das propostas da ACO para 2024

(Foto: Divulgação ACO)

A busca por energia limpa é uma realidade na indústria automotiva. O sucesso da Fórmula E motivou a ACO, a desenvolver uma classe com emissão zero para 2024. Um dos desafios é a autonomia. O hidrogênio será a tecnologia utilizada.

De acordo com a entidade, sete fabricantes de automóveis e peças, estão desenvolvendo soluções para viabilizar e deixar funcional os sistemas que estarão dentro dos carros. Além da iniciativa privada, o governo francês também está apoiando o projeto.

“Ao longo de décadas, o laboratório que o automobilismo oferece impulsionou o desenvolvimento de tecnologia e segurança que tem um benefício direto para todos nós”, disse o presidente da FIA, Jean Todt.

“A FIA tem estado na vanguarda desse desenvolvimento, e a inclusão de uma classe para a tecnologia de hidrogênio no Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2024 é o próximo e importante passo na direção de um futuro mais limpo e sustentável.”

A ACO em comunicado, deixou claro que sempre apoiou e incentivou a pesquisa e desenvolvimento que, “melhorem a segurança e o conforto, aumentem o desempenho e reduzam o consumo de combustível para a mobilidade e a mobilidade mais limpas e ecológicas”.

“As 24 Horas de Le Mans e as corridas de endurance sempre forneceram um local para os fabricantes testarem e desenvolverem novas tecnologias”, disse o presidente de endurance da FIA, Richard Mille.

“A decisão de incluir uma classe para carros movidos a hidrogênio a partir de 2024 é a combinação perfeita com a filosofia de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA”.

“Isso reflete a importância disso para a indústria automotiva, uma vez que busca desenvolver energia renovável para substituir o motor de combustão como principal fonte de energia para veículos rodoviários.”

Published
1 mês ago
Comments
Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.