Brasileiros da Action Express vivem extremos durante classificação em Daytona

Christian Fittipaldi recebeu homenagem da equipe (José Mário Dias)

A 57ª edição das 24 Horas de Daytona, que terá sua largada neste sábado (26) às 17h35 de Brasília, já tem o seu grid definido. O classificatório aconteceu na tarde desta quinta-feira (24) no Daytona International Speedway, na Flórida (EUA).

Na equipe Action Express Racing, o brasileiro Felipe Nasr conquistou um lugar na terceira fila e parte em quinto entre os Protótipos. O piloto do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R terá ao seu lado na disputa os companheiros Pipo Derani e o norte-americando Eric Curran.

No outro carro do time, o #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R, o português Filipe Albuquerque enfrentou problemas quando foi para a pista e não conseguiu registrar uma volta rápida. Ele e os companheiros Christian Fittipaldi e João Barbosa, atuais campeões da prova, partem do fim do grid. A equipe ainda teve uma baixa. Por problemas pessoais, o britânico Mike Conway não conseguiu embarcar para os Estados Unidos e o carro terá só os três pilotos.

Fittipaldi, que fará sua última corrida como piloto profissional, está vivendo um final de semana cheio de emoções e ontem recebeu uma homenagem surpresa da equipe ao final dos treinos.

“Andamos bem nos treinos livres e imaginávamos largar entre o quarto e sexto lugar, mas quando o Filipe saiu para o qualy um problema na pinça de freio traseira não permitiu que ele completasse nenhuma volta rápida e ele quase não conseguiu voltar para os boxes. Não havia tempo para arrumar e vamos largar no fim do grid. Mas temos uma corrida longa pela frente e um carro consistente. Vamos buscar o melhor resultado e quem sabe mais uma vitória. Está sendo um final de semana muito especial e inesquecível para mim”, declarou o brasileiro, que já conquistou Daytona três vezes (2004/2014/2018).

Albuquerque, que venceu Daytona pela primeira vez no ano passado, também mantém a confiança. “Nosso Cadillac estava muito bem, mas quando estava pronto para a primeira volta rápida e coloquei a sexta marcha, algo deu errado”, explicou o português. “Então, voltei para os boxes, pois sabia que havia um problema. Não tinha algo que pudéssemos fazer. É desapontador, mas temos muitas horas de corrida até domingo à tarde e temos uma equipe incrível atrás de nós”, completou.

No #31 Whelen Engineering, a equipe busca agora desenvolver ainda mais o carro para lutar pela vitória, após o segundo lugar em 2018. Derani, que faz sua estreia no time, já venceu a prova em 2016.

“Acredito que conseguimos uma boa volta, tirando o melhor dos pneus. O carro estava bom e estou confiante para a corrida, largando desta posição. Daytona é uma prova longa, com o classificatório sendo apenas uma pequena parte. Tenho certeza de que podemos evoluir e brigar pela vitória”, finalizou Nasr, que liderou a primeira sessão de treinos livres do dia.

“A pista estava molhada no começo, então foi uma chance de ver o carro nessas condições”, observou Nasr. “Foi bom para mim, porque nunca pilotei em Daytona na chuva. Assim como na corrida, fizemos a transição para os slicks. Foi uma sessão muito boa no geral para entender o carro e os pneus. Caso aconteça o mesmo na corrida, estaremos prontos para isso”, finalizou o brasileiro.

A Fox Sports transmite no Brasil algumas horas da corrida, neste sábado entre 18h30 e 21h30. No domingo, das 15h30 até a chegada às 17h35 (horários de Brasília).

Confira o grid de largada dos Protótipos:
1 77 O. Jarvis / T. Nunez / T. Bernhard / R. Rast Mazda Team Joest Mazda DPi 1:33.685 
2 7 R. Taylor / H. Castroneves / A. Rossi Acura Team Penske Acura DPi 1:33.873 
3 6 J. Montoya / D. Cameron / S. Pagenaud Acura Team Penske Acura DPi 1:34.095 
4 55 J. Bomarito / H. Tincknell / O. Pla Mazda Team Joest Mazda DPi 1:34.212 
5 31 F. Nasr / E. Curran / P. Derani Whelen Engineering Racing Cadillac DPi 1:34.433 
6 10 R. Van Der Zande / J. Taylor / F. Alonso / K. Kobayashi Konica Minolta Cadillac DPi-V.R. Cadillac DPi 1:34.479 
7 50 W. Owen / R. Binder / A. Canapino / K. Kaiser Juncos Racing Cadillac DPi 1:34.679 
8 85 M. Goikhberg / T. Vautier / DeFrancesco / R. Barrichello JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi 1:35.369 
9 84 S. Trummer / S. Simpson / C. Miller / J. Piedrahita JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi 1:35.442 
10 54 J. Bennett / C. Braun / R. Dumas / L. Duval CORE autosport Nissan DPi 1:36.686 
11 5 J. Barbosa / F. Albuquerque / C. Fittipaldi Mustang Sampling Racing Cadillac DPi sem tempo

Published
6 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *