BMW Team Brasil vence em Nogaro

BLANCPAIN GT SERIES TONI HERMANN

A equipe BMW Team Brasil venceu na minha desta Segunda-feira (02), a Corrida Principal do Blancpain Sprint Series, válida pela primeira etapa do ano. A conquista que foi acirrada nas voltas finais veio dos pilotos  Dirk Müller e Maxime Martin, a bordo do BMW Z4 #77. Os dois substituiram a dupla titular Átila Abreu e Valdeno Brito. Em segundo chegou o Audi R8 de Stephane Richelmi Stephane Ortelli, e em terceiro Christopher Mies e Enzo Ide, completaram o pódio. Os irmãos Sperafico, no BMW Z4 #0, que substituíram Cacá Bueno Sérgio Jimenez, concluíram a prova em décimo e também pontuaram. Na próxima semana (dia 12), o BMW Team Brasil terá o primeiro desafio no Blancpain Endurance Series, em Monza.

A corrida começou movimentada e logo na primeira volta o belga Maxime Martin, responsável pela primeira metade da prova, assumiu a liderança, superando o Audi #3, naquele momento guiado por Stephane Richelmi, que largou da pole position. Martin manteve uma tocada forte, chegando a abrir mais de 4s, e ficou na ponta da tabela até a abertura do pit stop. O elenco brasileiro, novamente, fez um trabalho excelente para a troca de pneus. Mas quando Dirk Müller assumiu o controle do BMW Z4 #77, um pequeno problema no botão de ignição, o fez perder alguns segundos, o que dificultou mais a briga pela vitória, pois o alemão voltou à pista em segundo lugar.

Mas com paciência, Müller soube usar sua experiência para superar o Audi #2, de Enzo Ide, e reassumir a liderança da prova. Na mesma manobra, Ide facilitou a vida do companheiro de equipe, Stephan Ortelli, do Audi R8 #3, que ficou em segundo e perseguiu Müller até as voltas finais, fazendo com que os últimos 20 minutos da prova fossem eletrizantes. Mas desta vez, e com uma melhor equalização dos BMW´s Z4 (uma solicitação antiga da equipe brasileira), a vitória foi mesmo verde e amarela. Vale lembrar que a dupla já havia subido ao pódio no domingo (5), com o segundo lugar na Corrida Classificatória.

No BMW Z4 #0, Ricardo Sperafico e Rodrigo Sperafico, que largou do nono lugar, buscou posições e em pouco tempo, Ricardo, que fez a primeira parte da prova, ocupava o sétimo lugar. O paranaense bem que tentou novas ultrapassagens, mas não encontrou espaços no apertado circuito francês de Paul Armagnac. O pit stop dos irmãos Sperafico também foi muito bem executado, fazendo com que Rodrigo assumisse o BMW Z4 #0, para a segunda metade, em sétimo. Mas as disputas neste pelotão também foram acirradas e o BMW Z4 #0 acabou caindo para décimo, posição em que encerrou a prova, marcando um ponto para a equipe BMW Team Brasil na classificação geral. Na prova de domingo, eles terminaram em nono, depois de largar em último.

Antonio Hermann, chefe de equipe comemora. “Estamos todos muito felizes. Antes da corrida começar, eu já dizia que iríamos vencer hoje. Estávamos muito confiantes e agora vamos pra Monza pra ganhar lá também na abertura do Endurance. Essa vitória é fruto de muito trabalho, chegamos perto dela várias vezes no ano passado, mas é também uma resposta a nossa luta pela equalização dos carros. Mostra que estávamos certos em solicitar isso e agora estamos competitivos. Em condições iguais, vamos brigar juntos sempre. A equipe toda está de parabéns. Hoje fizemos novamente um pit stop espetacular, mas o Müller teve um probleminha com o botão de ignição e perdeu alguns segundos, o que tornou nossa vida um pouco mais difícil na briga pela vitória. Mas, no final, deu tudo certo. Estamos bastante confiantes para o restante da temporada com as nossas duplas brasileiras”, enfatizou Hermann.

Maxime Martin comemorou a vitória, e agradeceu a equipe brasileira por lhe entregar um carro bom e competitivo. “Estamos muito felizes com esta vitória. Eu acho que foi crucial assumir a liderança tão cedo e eu usei um pouco da minha experiência para passar na primeira volta. Depois eu tive uma corrida limpa e pude abrir um pouco. Perdemos um pouco de tempo no pit stop, mas o Dirk fez um grande trabalho para retomar a liderança e para controlar Stephane Ortelli nos momentos finais da corrida. Temos que dizer obrigado ao BMW Sports Trophy Team Brasil por nos dar um carro realmente bom. Tornamo-nos mais e mais fortes no fim de semana e ganhamos a corrida mais importante”, ressaltou o piloto belga.

Dirk Müller também agradeceu ao elenco verde e amarelo e ficou feliz em comemorar junto com os brasileiros. “Em primeiro de tudo, quero dizer um grande muito obrigado a todos. Foi uma vitória muito emocionante e foi muito bom ver os caras comemorarem. Maxime fez uma largada fantástica e abriu uma boa diferença. Infelizmente eu cometi um pequeno erro no pit stop. A parada e a troca de pilotos foram incrivelmente rápidas, até mais do que eu esperava. Mas, não pressionei o botão de ignição corretamente e isso nos custou tempo. A partir de então eu fui para o ataque. Foi muito divertido. Retomei a liderança com uma grande ultrapassagem. Depois eu pude controlar a prova e o Audi atrás de mim. Foi realmente fantástico. Obrigado ao Maxime e a toda a equipe que fez um trabalho brilhante no fim de semana. Eles realmente merecem a vitória”, destacou Müller.

Ricardo Sperafico resumiu que o fim de semana não foi como imaginou, devido aos problemas que tiveram, mas ficou feliz em ver a vitória da equipe. “Não foi um final de semana como a gente esperava. Tivemos alguns problemas no qualifying e, na Corrida Classificatória, onde largamos em último, mas nos recuperamos e terminamos em nono. Hoje, tínhamos uma expectativa boa, mas o nosso carro não teve o ritmo que esperávamos. Apesar disso, estamos felizes pelo resultado da equipe, pela vitória e foi muito positivo em geral, porque não tivemos nenhum acidente, então foi excelente para todos. Começamos o ano bem e agora vamos trabalhar para melhorar o ritmo do BMW Z4 #0 também e ir pra frente”, comentou.

O paranaense de Toledo, que estará no grid da primeira etapa do Endurance, com Átila e Valdeno, falou das expectativas para a etapa que acontece semana que vem.  “Em Monza, eu vou correr com o Átila e o Valdeno, assumindo o carro que venceu a corrida de hoje. Mas lá será uma prova de Endurance e muda bastante coisa, como os compostos dos pneus, os freios, entre outros. É uma corrida bem diferente, mas a expectativa é a melhor possível e vamos ver se o carro corresponde bem também nas provas de longa duração. É uma prova mais competitiva, com 60 carros inscritos, diferente também na duração, já que aqui é meia hora pra cada piloto e lá são três pilotos, uma hora pra cada. Vamos lutar para começar bem também”, finalizou.

Resultado Corrida Principal em Nogaro:

1) Maxime Martin/ Dirk Müller (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 41 voltas

2) Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8), a 0.368

3) Christopher Mies/Enzo Ide (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra), a 8.322

4) Vincent Abril/Maximilian Buhk (Bentley Team HTP, Bentley Continental GT3), a 20.798

5) Marco Seefried/Norbert (Siedler Rinaldi Racing, Ferrari 458 Italia), a 23.766

6) James Nash/Frank Stippler (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), a 46.772

7) Marco Bonanomi/Filip Salaquarda (ISR, Audi R8LMS Ultra), a 50.188

8) Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra), a 50.856

9) Alexey Vasilyev/Christophe Bouchut (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3), a 59.041

10) Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), a 1.07.740

Classificação:

1) Maxime Martin/ Dirk Müller (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 31

2) Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8),27

3) Christopher Mies/Enzo Ide (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra), 19

4) Marco Seefried/Norbert Siedler (Rinaldi Racing, Ferrari 458 Italia), 13

5) Vincent Abril/Maximilian Buhk (Bentley Team HTP, Bentley Continental GT3), 12

6) James Nash/Frank Stippler (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 8

7) Marco Bonanomi/Filip Salaquarda (ISR, Audi R8 LMS Ultra),7

8) Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra), 4

9) Bernd Schneider/ Alexei Karachev (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT), 3

10) Alexey Vasilyev/Christophe Bouchut (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3),2

11) Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 1

Published
5 anos ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *