BMW Team Brasil larga na 3ª fila em Brands Hatch

252425_499521_3

Durante o treino classificatório para a segunda etapa do Blancpain Sprint Series que acontece neste Domingo (10) no circuito de Brands HatchO sábado (9) começou positivo para a equipe BMW Team Brasil que colocou seus dois carros entre os top-10. O time brasileiro vai abrir a terceira fila.

Valdeno Brito/Átila Abreu no BMW Z4 #77 garantiu o quinto lugar (1min23s859), enquanto Sérgio Jimenez/Cacá Bueno, do BMW Z4 #0, sai do sexto lugar. A pole position ficou com a dupla do Audi R8LMS Ultra #1, Robin Frijns/ Laurens Vanthoor com 1min23s269. A primeira corrida do domingo terá a largada às 7h10,a Corrida Principal será um pouco mais tarde, às 11h25 e será exibida ao vivo no SporTV3.

Durante o dia em Brands Hatch a equipe viveu situações distintas. Primeiro, por comemorar o bom desempenho do BMW Z4 #0, de Cacá e Jimenez, que cravou o primeiro treino na sessão inicial de treinos. Mas viu o carro #77 sofrer com uma quebra no câmbio, o que fez com que Átila e Valdeno dessem poucas voltas no ensaio 1, ficando em P13, vale ressaltar que a equipe trabalhou rapidamente para solucionar o problema. Na segunda sessão de treinos, marcada por duas bandeiras vermelhas, os donos do equipamento #0 voltaram a andar bem e fizeram o quinto tempo. No carro #77, Átila e Valdeno andaram pouco e anotaram o 12º tempo.

Na tomada de tempos, os BMW’s Z4 se mostraram muito competitivos. Átila Abreu ficou em P3 no Q1, e Cacá Bueno foi P4. No Q2, Sérgio Jimenez anotou o P3, enquanto Valdeno Brito ficou com o P6. Garantidos no Q3, a sessão que definiria a posição no grid, Jimenez e Valdeno voltaram ao circuito dispostos a conquistar as primeiras posições. Mas com tanto equilíbrio na disputa, não foi fácil. Valdeno garantiu o quinto lugar com 1min23s859. E Jimenez o sexto tempo com 1min23s905.

Mesmo assim, a equipe ficou satisfeita com os resultados e espera brigar pela vitória neste domingo, conforme declara Átila Abreu. “O classificatório foi bem competitivo e decidido nos milésimos. A gente está bem contente com o resultado. Apesar dos problemas que tivemos nos treinos. Na sessão 1, não conseguimos andar muito. Eu dei só duas voltas porque quebrou o câmbio. Mas o trabalho da equipe foi muito bom, pois conseguiu trocar a peça a tempo para o segundo treino. E no segundo ensaio andamos pouco por causa das bandeiras vermelhas. Eu sofri um pouco mais, já que não conhecia a pista e não tenho tanta experiência com o carro. Mas a tomada foi muito boa. Fui P3 no meu grupo, depois, no Q2 o Valdeno conseguiu passar para o Q3. E o carro veio melhorando e evoluindo. Estamos bem otimistas, temos um ritmo bom e vamos brigar para chegar no pódio”, comentou o sorocabano do BMW Z4 #77.

Sérgio Jimenez também acredita ser possível conquistar um lugar no pódio, mas lamentou uma falha na marcha em sua melhor volta durante o Q3, que colocaria o BMW Z4 #0 mais adiante no grid. “O carro está bom e acho até que daria para ser terceiro ou até segundo colocado. Uma pena, que na minha volta boa uma marcha não entrou e perdi preciosos décimos de segundo. Amanhã o objetivo é largar bem, sair dos acidentes e ir pra frente. Aqui em Brands Hatch é difícil de ultrapassar, mas confiro no nosso ritmo no nosso pit stop, que é muito bom”, disse o piloto natural de Piedade, que divide a condução do BMW Z4 #0 com Cacá Bueno.

Grid para Corrida Classificatória (top-10):

1) Robin Frijns/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 1:23.269

2) Albert von Thurn und Taxis/Nick Catsburg (Reiter Engineering, Lamborghini Gallardo LP560-4 R-EX), 1:23.703

3) Enzo Ide/ Christopher Mies (Belgian Audi Club Team WRT, udi R8LMS Ultra), 1:23.713

4) Sean Walkinshaw/ Craig Dolby (MRS GT Racing, Nissan GT-R Nismo GT3), 1:23.727

5) Átila Abreu/Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) 1:23.859

6) Sérgio Jimenez/Cacá Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) 1:23.905

7) Lee Mowle/ Joe Osborne (Triple Eight Racing, BMW Z4), 1:24.018

8) Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8LMS Ultra), 1:24.053

9) Kevin Estre/ Rob Bell (Attempto Racing, McLaren 650 S GT3), 1:24.106

10) PAM – Alexey Karachev/ Bernd Schneider (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3), 1:24.425

 

Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *