BMW Team Brasil inicia treinos e mira pódio neste sábado em Zolder

254673_507806__img_3227

Com duas sessões de treinos livres, pilotos e equipes do Blancpain Sprint Series iniciaram nesta sexta-feira (dia 5) os preparativos para a terceira etapa da temporada no circuito de Zolder, na Bélgica. No BMW Team Brasil, as duplas Cacá Bueno e Sérgio Jimenez (BMW Z4 #0) e Valdeno Brito e Átila Abreu (BMW Z4 #77) consideraram o dia positivo, principalmente por não terem colocado pneus novos.

Bueno e Jimenez terminaram em décimo no primeiro treino e ficaram em 13º na segunda sessão, virando a volta mais veloz em 1min32s437. Brito e Abreu foram 13º pela manhã e encerraram o dia em 11º (1min32s350 na melhor volta). A melhor marca do dia ficou com a dupla Marco Seefried e Norbert Siedler, com uma Ferrari 458 Italia, com o tempo de 1min30s920.

Neste sábado (6), os pilotos voltam para a pista para a definição do grid e a disputa da Corrida Classificatória, a partir das 9h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. A prova vai definir o grid de largada da Corrida Principal no domingo (7).

Valdeno, que ao lado de Átila já conquistou dois pódios e está em quarto lugar na temporada, andou pela primeira vez no traçado de 4,004 km de Zolder e considerou a pista desafiadora. “Tem frenagens muito fortes e muitas zebras que não permitem erros”, ressaltou. “Acho que eu e o Átila, por não conhecermos a pista, até que nos adaptamos bem. Além disso, a posição na tabela não reflete a realidade, porque não colocamos pneus novos e alguns carros, que estão a nossa frente, colocaram”, explicou.

O objetivo na corrida deste sábado é correr atrás de mais um pódio. “Vamos tentar largar entre os seis primeiros e buscar mais um pódio”, completou o paraibano que foi segundo colocado nas duas corridas em Brands Hatch, na Inglaterra, no mês passado.

A dupla está tão afinada, que o discurso de Abreu foi bastante parecido com o do companheiro. “Apesar das posições que ficamos nos treinos, eu acho que a nossa situação é um pouco melhor, porque alguns carros passaram pneu zero e a gente não. E, mesmo assim, consideramos que o carro está competitivo. Estamos animados para amanhã e a meta é largar entre os cinco primeiros para fazer uma boa corrida e novamente brigar pelo pódio. Pegamos rápido a mão do traçado e logo no começo já estávamos virando no mesmo ritmo dos outros carros”, contou Abreu, que também gostou bastante do circuito.

“É uma pista bem legal, um pouco diferente do que estou acostumado. Ela exige que você utilize bastante as zebras, para poder ser rápido, mas ao mesmo tempo, se você passar um pouquinho, pode perder tração, desequilibrar o carro e, ao invés de ganhar tempo, você acaba perdendo, então é um pouco manhosa, mas foi rápida a nossa adaptação”, concluiu.

No BMW Z4 #0, Jimenez contou que um problema no amortecedor fez com que ele e Cacá perdessem praticamente toda a sessão da manhã. “Mesmo assim, conseguimos uma saída rápida”, lembrou o piloto de Piedade, no interior de São Paulo. “No segundo treino, fizemos um trabalho para melhorar o carro. Não colocamos pneus novos, mas esperamos conseguir um bom lugar no grid amanhã e fazer uma boa prova”, finalizou o piloto que está em sétimo lugar na temporada.

Classificação do Campeonato Sprint Series:

1) Robin Frijns/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 34

2) Maxime Martin/ Dirk Müller (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 31

3) Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8),33

4) Átila Abreu/Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 24

5) Christopher Mies/Enzo Ide (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra), 19

6) Kevin Estre/Rob Bell (Attempto Racing, McLaren 650 S GT3), 17

7) Sérgio Jimenez/Cacá Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 15

8) Marco Seefried/Norbert Siedler (Rinaldi Racing, Ferrari 458 Italia), 13

9) Sean Walkinshaw/Craig Dolby (MRS GT Racing, Nissan GT-R Nismo GT3), 12

Vincent Abril/Maximilian Buhk (Bentley Team HTP, Bentley Continental GT3), 12

11) James Nash/Frank Stippler (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 10

12) Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra), 9

13) Marco Bonanomi/Filip Salaquarda (ISR, Audi R8 LMS Ultra),7

14) Bernd Schneider/ Alexei Karachev (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT), 4

15) Alexey Vasilyev/Christophe Bouchut (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3),2

16) Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 1

 

Programação da 3ª etapa do Sprint Series em Zolder (horário de Brasília):

 

Sábado, 6:

Classificação: das 4h15 às 5h10

Corrida Classificatória: das 9h45 às 10h45

Domingo, 7:

Corrida Principal: das 10h15 às 11h15

 

Published
5 anos ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *