bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

11_LM_Pres_GTEAm
O BONGASAT BLOOGER vai começar um levantamento de todas as equipes que irão participar de Le Mans neste ano. A avaliação vai ser em todas as 4 classes e o ponta pé inicial se dá pela classe mais fraca mas nem menos competitiva GTE-AM.

J5-JS_TestDay24_04_088 J5-TestDay_JS_024

Equipe: Larbre Competition 

Carro: Corvette C6ZR1 #50 e Porsche 997 RSR #70 
Pilotos: #50 Gabriele Gardel, Julien Canal e Patrick Bornhauser.e #70Christophe Bourret, Pascal Gibon e Jean Philippe Belloc 
Pneu: Michelin

A equipe foi fundada em 1988 e desde então já conquistou 4 títulos na FIAGT, 3 títulos na LMS, 4 títulos na FFSA GT e uma vitória nas 24 horas de Le Mans em 2010 e os títulos na Asian LMS e ILMC no mesmo ano. A equipe que sempre competiu na classe GT1 e por uma certa imposição da ACO que extinguiu a classe vai competir com Corvette e Porsche na classe GTE-AM. Em 2011 a equipe não completou as 12 horas de Sebring. Na sequencia o modelo foi o mais rápido no test day em Le Mans com o tempo de 4:04.222 e o melhor resultado foi o 3º lugar em SPA na sua classe.
Entre os pilotos Tanto Julien Canal e Gabriele Gardel já estiveram com a equipe em 2010 e são experientes no mundo do endurance. Já Bornhauser tem experiência tanto na FIAGT e participou de várias e tapas da FFSA e FIAGT3 que foi vice-campeão em 2006

Tendo um convite Jack Leconte vai competir também com um Porsche 997 que fez o tempo de 4:05.285 nos testes em Le Mans. O piloto Belloc competiu pela F Renault em 92, F3 em  94. Já competiu na FIA GT em 2001 pela própria Larbre e venceu as 24 horas de SPA do mesmo ano. Ele também tem uma vitória na classe LMP2 na LMS  e um terceiro lugar na classe GTS em Le Mans no ano de 2002. Já Christophe Bourret é o “amador”. Já competiu na Porsche Cup e na classe GT do campeonato Francês VdeV no qual ganhou 4 vitórias em 2010.

O trio tem uma boa experencia no Endurance. Belloc é considerado o mais rápido euqnato Bourret e Gibon estão acostumados a corridas longas tanto na VdeV quanto nas edições das 24 horas de SPA e Dubai.

Jack Leconte dono da equipe da uma visão deste início de temporada. “Le Mans, para a  Larbre é muito importante também. Temos feito boas corridas. Claro que uma vitória seria bom, e o maior prazer seria ver os dois carros no pódio. Os pilotos do Corvette provaram, e os do Porsche Pascal, Gibon e Christophe Bourret tem experiência em corridas de endurance. Fizemos o melhor preparação possível , é por isso que os nossos seis pilotos vão buscar a vitória “

J5-JS_SPA_05_05_011

Equipe: Krohn Racing 

Carro: Ferrari F430 GT #57 
Pilotos: Tracy Khohn, Nic Jonsson e Michele Rugolo 
Pneus: Michelin

Fundada em 2005 pelo bilionário texano Tracy Krohn compete também na Rolex aonde ganhou as 6 horas de Watkins Glen. Em 2006 a equipe com os pilotos Colin Braun e Jorg Bergmeister vence o campeonato de pilotos e a equipe é a segunda entre os construtores.
Para 2007 a equipe se une com a Rizzi Competizione e se compromete em 4 corridas o que garante ao carro verde segundo lugar em Le Mans. Para 2008 a parceria com a Rizzi continua com um terceiro lugar nas 12 horas de Sebring. Em 2009 outro pódio em Le Mans com um terceiro lugar. Para 2011 a Krohn rompe com a Rizzi e começa um trabalho solo com a F430.

Este novo começo já dá frutos com a vitória nas 12 horas de Sebring na classe GTE-AM e um 8º lugar em SPA. Entre os pilotos Tracy Khohn  já conquistou os dois pódios em Le Mans e 2 vitórias nas 6 horas de Watkins Glen. Nick Jonsson está na equipe a vários anos conquistando vitórias na ALMS e Le Mans. O estreante da equipe é Michelle Rogulo quefez algumas participações na ALMS, FIAGT e GT Open com a equipe AF Corse.

Khohn e sua expectativa para a corrida.Achamos que temos uma boa chance de um pódio, se pudermos evitar gastar tempo demais nos boxes chances. O time está bem preparado”

J5-Sebring_JS1503_357

Equipe: Gulf AMR Middle East 

Carro: Aston Martin Vantage #60 
Pneus: Dunlop 
Pilotos: Fabien Giroix, Michael Wainwright e Ronald Goethe

A equipe é nova. Foi criada ano passado e competiu nas 24 hora de SPA, 1000km de Silverstone e Zhuhai com um Lamborghini Gallardo. A equipe tem apoio total da Aston Martin e da petroleira Gulf. A equipe não completou 5 voltas em Sebring por conta de problemas mecânicos. Em SPA a troca do motor logo no inicio da corrida fez o carro largar depois de seis voltas de corrida. Entre os pilotos Giroix já participou da prova várias vezes desde 1997 quando terminou em 5º com um McLarem F1 GTR. Já competiu em várias séries como FIAGT, LMS e BPR. Michael começou sua carreira em 2010 competindo nas 24 horas de Dubai e um temporada na Challenge Endurance GT, além de competir nas 24 horas de SPA.

Ronald Goethe é outro Gentleman Driver começou seus trabalhos no final de 2008. Já competiu na VdeV, 24 horas de SPA e Dubai além dos 1000km de SPA e Zhuhai. Será sua primeira participação nas 24 horas.

J5-TestDay_JS_003
Equipe: AF Corse 

Carro: Ferrari F430GT #61 
Pneus: Michelin 
Pilotos: Piergiuseppe Perazzini, Maco Cioci e Sean Breslin

A AF Corse é uma das principais equipes que correm com equipamento Ferrari. Este ano a equipe de Amato Ferrari vai competir nas duas classes GT. A primeira rodada da ILMC em Sebring a equipe competiu com a F430 que até começou bem em Sebring. Para SPA a nova F458 GT já estava pronta o que garantiu um segundo lugar na sua classe. O resultado se repetiu em SPA como trio que vai competir em Le Mans.

Entre os pilotos Marco Cioci é o líder da equipe. Piloto experiente já ganhou várias vezes as 6 horas de Vallelunga e conquistou o campeonato da GT Open com Corvette. Perazzini também conquistou títulos no campeonato de GT, e GT Open, Já competiu com protótipos e conquistou o segundo lugar pela AF Corse em Paul Ricard e SPA. Breslin foi campeão da VLN em 2009 com BMW além de já ter ganho as 24 horas de Nurburgring e Dubai.

Amato Ferrari e suas expectativas para Le Mans “As 24 horas são um mundo particular, uma corrida única. A velocidade na qual os reparos são feitos deve ser tão boa quanto a confiabilidade dos carros. Finalmente, para vencer, é necessário ter uma boa dose de sorte. Nós temos a capacidade de fazer uma boa corrida, mas é melhor não fazer previsões. “

J5-JS_SPA_05_07_161

Equipe: CRS Racing 

Carro: Ferrari F430 GT #62 
Pilotos: Pierre Ehret, Shaun Lynn e Roger Willis. 
Pneus: Michellin

Tendo seus trabalho iniciados em 2007 oriunda da antiga equipe Le Ecosse. Conquistou várias vitórias no Britsh GT e na FIA GT. Em 2010 os resultados não vem. Porém a equipe é uma equipe “oficial” da McLaren e deve ser uma das primeiras a competir com  o inédito McLaren MP4-12C.

O começo do ILMC foi complicado por não ter completado a prova em Sebring. em SPA o carro teve problemas com pneus e ficou nas últimas posições. Ehret já conquistou três pódios na classe GT2 em Le Mans entre 2006 e 2008. Também venceu na classe GT as 24 horas de Daytona além de várias corridas na ALMS e LMS. Já Shaun Lynn tem como maior feito a vitória na Le Mans Classic com um Ford GT40 em 2009. Competiu nas 24 horas de Dubai em 2010 e 2011. Roger Willis venceu as 24 horas de SPA em 2010 na classe GT4 com Aston Martin e também compete este ano na classe C com um C26S Puma

Andrew Kirkaldy revela seus planos “Para nós, como uma equipe, as 24 Horas de Le Mans é extremamente importante. Esta é a maior corrida de endurance do mundo, todos querem estar lá e fazer o melhor. Realmente uma corrida como nenhuma outra. Devemos reconstruir completamente o carro antes e depois da corrida, o que representa uma grande carga de trabalho para os mecânicos. O que todos os pilotos falam sobre Le Mans é o apoio da torcida. “

J5-JS_SPA_07_05_244

Equipe: Proton Competition 

Carro: Porsche 997 RSR 
Pilotos Horst Felbermayr Jr, Horst Felbermayr Sr, e Christian Ried. 
Pneus: Michellin


A Equipe Felbermayr Proton que é uma equipe satélite da Porsche é um das mais bem sucedidas da Europa. A equipe já foi campeã LMS em 2009 e a vitória em Le Mans em 2010.

Na ILMC o Porsche #63 acabou em segundo lugar a 50 voltas do líder Krohn Racing em SPA a equipe acabou em 4º na sua classe. Assim com 2 corridas o campeonato da GTE-AM está com 24 pontos para a equipe, 21 para a Krohn e 15 para a AF Corse.

A equipe que tem pai e filho competindo tem experiência em provas longas como SPA, e Le Mans Series. Horst pai é o piloto mais velho do grid com 66 anos. Já Christian Reid já conquistou dois segundos lugares na LMS e um pódio nas 24 horas de SPA. Pelo fato da equipe ser uma das oficias da Porsche larga como favorita na sua classe.

J5-JS_TestDay24_04_042
Equipe: Robertson Racing 

Carro: Doran Ford-GT #68 
Pilotos: Andrea Roberston, David Robertson e David Murry 
Pneus: Michelin

Competir com o mítico FordGT é uma experiência única. Assim desde 2008 a equipe Robertson faz na ALMS. A equipe é uma das únicas  se não a única a disputar 28 corridas e completar 24. O time com base nos EUA tem como maior feito a pole na etapa de Road Atlanta de 2009. Para este ano a equipe está competindo com um segundo Ford GTm porém apenas 1 deles foi aceito. O outro está na fila de espera.

Em Sebring o máximo que foi conquistado foi um 8º lugar.  Depois no dia de teste em Le Mans a equipe testou os dois carros. O casal Robertson começaram sua carreira automobilista juntos e estão na casa dos 50 anos de idade.  Começaram na ALMS com um Panoz Esperante em 2007. Nunca tiveram bons resultados e a melhor colocação na ALMS foi o sexto lugar no campeonato de 2009.
David Murry é o piloto profissional tendo competido com o lendário Porsche 911 em Le Mans no ano de 1998, além de cometir na Grand-An e SSCA.
Roberton revela os planos para Le Mans. “Temos um carro sólido e confiável. Temos que funcionar e principalmente não perder tempo nos boxes durante as 24 horas”

group_webres

Equipe: Flying Lizard Motorsports 

Carro: Porsche 997 RSR #81 
Pilotos: Seth Neiman, Darren Law e Spencer Pumpelly 
Pneus: Michellin


Será a primeira vez que a equipe dos Lagartos voadores estarão com dois Porsche em Sarthe. Sempre favoritos na ALMS com os títulos de 2008 e 2009. A equipe conta com o apoio oficial da Porsche. O Carro terminou em sétimo lugar nas 12 horas de Sebring e oitavo na etapa da ALMS em Long Beach.
Seth Neiman que é o dono da equipe a fundou em 2004 após vencer as 6 horas de Watkins Glen em 2003. Outros feitos foram terceiro nas 23 horas de SPA em 2005 e em segundo nas 24 horas de Daytona, além de participar pela 7º vez das 24 horas. Darrem já vai para a sétima temporada com a equipe. Seus melhores resultados são o segundo lugar em Sebring em 2008, vice-campeão da ALMS Em 2004 e vencedor de Daytona em 2009.
Spencer Pumpelly é o estreante. Ganhador das 24 horas de Daytona de 2006 e 2011. Terminou em segundo e terceiro nas 6 horas de Watkins Glen além de vários pódio na Grand-Am
A expectativa para a corrida segundo Neiman. “Esperamos  uma corrida muito boa, vamos correr para a vitória em ambas as categorias. Esta é a nossa primeira temporada em Le Mans com dois carros, e esperamos que ele nos dará um pouco mais de espaço, porque todo mundo vai lutar como acontece na ALMS, onde tudo é muito competitivo. “

J5-JS_LeMans_24_04_149

Equipe: JMB Racing 

Carro: F430 GT2 # 83 
Pilotos: Manuel Rodrigues, Jean Marc e Manehem Nicolas Marroc 
Pneus: Dunlop.


Equipe experiente já conquistou títulos tanto em GT quanto protótipos.  Foram três títulos no antigo campeonato de esporte-protótipos com a Ferrari 333SP, faturou outro troféu no FFSA GT e FIAGT. em 2006 outro título desta vez na ALMS com Maserati MC 12 com a participação do brasileiro Jaime Melo. Em 2010 a equipe terminou em 4º na LMS.

Este ano ainda não vimos a Ferrari da equipe indo para a pista. A única aparição foi no dia de testes de Le Mans com um terceiro lugar na sua classe.

Os pilotos Manoel Rodrigues está indo para sua terceira participação em Le Mans. Terminou em terceiro lugar na FIA GT3 e, 2009 e quinto em 2010. Ele já competiu também pela ADAC GT Masters. Jean Marc é um piloto regular da série Endurance Protos da VdeV. Chegou em terceiro entre os pilotos em 2010. Nicolas Marroc começou na Fórmula Campus, F. Renaul e F3 Alemã. Em 2010 competiu pela F3 Euroseries com dois pódios. Este ano competiu na LMS pela equipe Hope Polevision na classe FLM e que culminou na vitória entre os protótipos Oreca. Também competiu pela equipe na GT Open.

“Dada a nossa experiência nesta corrida e nosso domínio sobre a Ferrari F430 GT2, a homogeneidade da nossa equipe nos permite considerar um lugar no pódio na nossa classe.” É o que espera Bouresches chefe da equipe.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.