bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Audi favorita para Le Mans?

11209728_10155568628730192_2896542910761565856_n

A segunda vitória da Audi no Mundial de Endurance no Domingo (03) em SPA, bota a equipe das 4 argolas como séria candidata a edição 2015 das 24 horas de Le Mans, por mais que o senso comum diga que eles são sempre favoritos por pouco se pensou o contrário.

Com uma temporada 2014 fora dos padrões da marca que mesmo vencendo Le Mans mais pela durabilidade do R18 do que por sorte, a equipe ficou devendo para as provas curtas e viu de longe o domínio da Toyota que neste atual temporada não lembra nada o carro vencedor do ano passado.

O trio do carro #7 de Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Treluyer largou na quarta posição atrás dos três carros da equipe Porsche. Fassler começou pilotando e conseguiu subir para a terceira posição. No stint de André Lotterer o #7 ficou na liderança da prova pela primeira vez depois de mais de 4 horas.

Com um desempenho superior e um carro mais acertado o que garantiu uma maior econima de pneus os 90 minutos finais da prova foram disputados. De um lado Benoit Treluyer contra Marc Lieb com o Porsche #18, que era mais rápidos nas retas mas instável nos trechos de curva do circuito.

Assim o #7 venceu a prova com uma vantagem de apenas 13.424 segundos após 6 horas de prova. Para Lotterer a vitória foi emblemática. “Para mim, Spa é como correr em casa, porque eu cresci na Bélgica. Ganhar uma corrida em casa na frente de muitos amigos e minha família é especialmente doce. Foi uma tarefa difícil como Silverstone. Os pneus foram a chave do sucesso hoje, porque eles eram mais consistente, mesmo em distâncias mais longas. A temporada tem sido emocionante até agora, mas vai certamente tornar se ainda mais intensa em Le Mans.” Comentou.

Para o carro #8 de Lucas di Grassi, Loid Duval e Olivier Jarvis os problemas foram o ponto alto da prova. Um defeito elétrico que exigiu dois pit stops. O primeiro envolvendo um mal contato no capô dianteiro, o segundo um problema em um das unidades de controle elétrico que precisou ser substituída. Na última hora de prova um novo problema no capô dianteiro obrigou uma nova substituição depois de um toque durante a última hora. No sprint final, Oliver Jarvis deslizou e acabou saindo da pista. “Nós mostramos um bom ritmo e temos que levar algo positivo de SPA,” disse Loïc Duval. “É claro que é uma pena que perdemos terreno devido a alguns problemas. Mas eu ainda estou otimista de que nosso maré de azar vai acabar em Le Mans.” Finalizou.

O terceiro carro da equipe o #9 dos pilotos Filipe Albuquerere, Marco Bonanomi e René Rast que competiu com o setup com muita carga aerodinâmica, assim a prova foi de aprendizado. Largando em novo o #9 teve apenas um problema na porta direita que ficou sem a janela, que precisou ser substituída nos boxes. “Dirigir o Audi R18 em uma corrida pela primeira vez foi incrível”, disse Rast.

Com o resultado a Audi lidera o mundial de construtores com 70 pontos contra 53 da Porsche e 47 da Toyota.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.