Aston Martin cancela programa de fábrica no WEC

(Foto: FIA WEC)

A Aston Martin Racing soltou um comunicado nesta quarta-feira, 23, cancelando seu programa de fábrica do Mundial de Endurance. O foco da marca agora será a assistência a equipes de clientes.

A mudança se dá pelo favorecimento da marca com seu programa na Fórmula 1. Com o programa de corrida GT de fábrica cancelado, a empresa se concentrará em apoiar as equipes dos clientes que correm com modelos Vantage GTE, GT3 e GT4, enquanto a participação no WEC ainda é uma esperança.

Com a mudança a Prodrive continua como parceira comercial da AMR. “A Vantage provou que tem pedigree de campeão mundial em 2020 e em sua variante GTE é um vencedor de corrida de 24 horas”, comentou o CEO da Aston Martin Lagonda, Tobias Moers.

“Agora, com o Vantage GT3, desejamos dar aos nossos parceiros e clientes a melhor oportunidade possível de lutar pela vitória contra nossos rivais mais próximos nos desafios de resistência mais difíceis que a corrida GT tem a oferecer”, explica. 

A partir do próximo ano, a Aston Martin estará “visando eventos de resistência  com equipes parceiras”.

Os modelos GT3 e GT4 competem em diversos campeonatos ao redor do mundo como Intercontinental GT Challenge da Pirelli e a classe GT Daytona do IMSA WeatherTech SportsCar Championship,GT World Challenge Europe  e British GT.

“Este ano foi de um sucesso sem precedentes para o Vantage no automobilismo internacional”, disse David King, presidente da Aston Martin Racing.

“Em todos os níveis, do GTE, passando pelo GT3 e o GT4 de entrada, tivemos um sucesso significativo no campeonato, ganhando 26 títulos em todo o mundo.”

“Mas há mais a alcançar e há mais por vir com o  Vantage, e é por isso que concluímos que agora é a hora de transferirmos o peso do suporte de fábrica para nossos parceiros, enquanto buscamos o sucesso ao máximo de eventos importantes nas corridas de GT”, finalizou. 

A Aston Martin está representada no grid do WEC desde a temporada inaugural de 2012, enquanto a Aston Martin Racing foi estabelecida sete anos antes. No WEC, AMR obteve 44 vitórias de classes – incluindo duas vitórias na classe GTE-Pro em Le Mans em 2017 e este ano, nove títulos incluindo um tri campeonato de pilotos na classe GTE-Am 2016 e 2019-20.

O primeiro dos títulos da dupla dinamarquesa veio com o V8 Vantage GTE original, enquanto o segundo veio com o atual Vantage, que foi introduzido para a temporada 2018-19.

Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.