bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

04.11.2010 Zhuhai, China, Stéphane Sarrazin (FRA) and Franck Montagny (FRA), PEeugeot 908, Team Peugeot Total - ILMC 1000km of Zhuhai - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. Copyright: Schaber / xpb.cc
Peugeot invicta no primeiro ILMC

Corridas de endurance sempre são marcadas pela imprevisibilidade e muitas vezes doses cavalares de sorte. Não basta ser rápido é preciso terminar a prova. A Peugeot aprendeu a duras penas isso. Tanto em 2008 e 2010 quando tinha uma vantagem enorme e acabou perdendo as 24 Horas de Le Mans de forma surpreendente.

Mesmo com o resultado negativo em Le Mans todas as corridas que o 908 disputou em 2010 ele ganhou e isto não foi diferente em Zhuhai nesta madrugada. O #2 de Franck Montagny e Stephane Sarrazin venceu as adversidades e superou os dois Audi para conquistar a vitória e sacramentar o título do primeiro campeonato da Intercontinental Le Mans Cup da história.

Com a Audi liderando na 5º hora tudo parecia caminhar para a única vitória do time Alemão na temporada. Depois do pit stop do carro #7 os franceses voltariam para a liderança porém com um pit stop por fazer. Assim que Montagny fez sua parada e entregou o carro para Sarrazin os Audi conseguiram uma vantagem de mais de 20 segundos isso tudo faltando 53 voltas.

#47 Hope Polevision Racing Formula Le Mans - Oreca 09: Steve Zacchia, Shan Qi Zhang, Jeffrey Lee
Hope Polevision único FLM competindo

Kristensen liderava com Bordais no Peugeot #1 em segundo até que o jovem francês encontrou o Porsche da Ferbermayr Proton pelo caminho. Com a traseira danificada restou o #1 ir para os boxes para reparos. Com o acidente o carro de segurança entrou e o Peugeot #1 sofreu uma penalidade por ter causado o entreveiro todo.

O Audi #8 entrou com 30 voltas e o #7 com 26 faltando o Peugeot #2 voltou para a liderança tendo ainda que fazer um splash and go para terminar a prova. Faltando 13 voltas Sarrizin entra para os boxes e como tinha uma diferença de mais de 35 segundos consegue se manter a frente mesmo com as investidas finais de Kristensen. Com isso a diferença caiu para pífios 2 segundos mas com o Peugeot #1 bloqueando os anseios da Audi de lutar pela vitória. Faltando 5 voltas o Audi passa o Peugeot #1 porém a diferença tinha passado dos 5 segundos e com toda sua experiência Kristensen teve de assistir mais uma vitória dos carros franceses.

Sorte ou azar a Audi estava pronta para ganhar a corrida, se não fosse o jogo de equipe da Peugeot, um jogo de equipe muito mais limpo e honesto do que o praticado na F1 por exemplo.
Com esse resultado a Peugeot conquista o título de construtores com 140 pontos contra 101 da Audi e o Peugeot Sport Total conquista o título por equipe com 118 pontos contra 101 da Audi

#35 Oak Racing Pescarolo - Judd:  Jacques Nicolet, Frederic Da Rocha, Patrice Lafargue
OAK Racing vitória e título na P2

Na classe P2 o único carro participando o Pescarolo da OAK Racing conquista o título com 83 pontos contra 34 da Mik Corse com seu Lola Coupe.

#50 Larbre Competition Saleen S7-R: Patrick Bornhauser, Pedro Lamy, Laurent Groppi
Sallen correu o campeonato sozinho

Já na GT1 o duelo entre o Sallen da Larbre e o Lamborghini da JLOC prevaleceu a experiência do time Francês já que a equipe Japonesa teve problemas e não terminou a prova. a Larbre também conquistou o título da ILMC correndo praticamente sozinha.

05.11.2010 Zhuhai, China, Joerg Mueller (GER) and Dirk Werner (GER), BMW M3 GT2, BMW Team Schnitzer - ILMC 1000km of Zhuhai - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. Copyright: Schaber / xpb.cc
BMW promessa de competitividade no futuro
Na GT2 o vencedor foi o BMW de Jorg Muller e Dirk Werner com a Ferrari de Jaime Melo terminando em 3º. Na classificação de construtores a Ferrari faturou o título com 120 pontos contra 113 da Porsche e 69 da BMW. Entre as equipes o Team Ferbermayr Proton ficou com o título com 72 pontos contra 52 da AF Corse e 47 da CRS Rancing.

04.11.2010 Zhuhai, China, Joerg Bergmeister (GER) and Patrick Long (USA), Porsche GT3 R Hyprid, Porsche AG - ILMC 1000km of Zhuhai - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. Copyright: Schaber / xpb.cc
Porsche híbrido também fez bonito.

Outro destaque foi o bom desempenho do Porsche Híbrido que foi o carro GT que mais completou voltas e terminou em 6º no geral mostrando que a tecnologia está mais do que provada e aprovada, bastando a ACO regulamentar o carro para o ano que vem. O Audi R8 da KK Performance faturou a vitória na classe GTC também se mostrando um forte competidor para o próximo ano.
04.11.2010 Zhuhai, China, Marchy Lee (HKG), Alex Yoong (MYS) and Matthew Marsh (HKG), Audi R8 LMS, KK Performance - ILMC 1000km of Zhuhai - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. Copyright: Schaber / xpb.cc
Audi R8 também estreia com vitória

Com um retrospecto positivo no meu ponto de vista a ILMC tem tudo para ser um dos mais sérios campeonatos de endurance dos próximos anos. Cabe a ACO fazer uma forte campanha de divulgação principalmente em países aonde o esporte não é muito difundido como é o caso da América do Sul. Outro ponto a ser revisto é como o novo campeonato vai conviver tanto com a ALMS quanto LMS para não espantar equipes das duas classes “regionais” 

Resultado final

Classificação do ILMC 2010

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.