Asian LMS / ILMC Zhuhai–Corrida

04.11.2010 Zhuhai, China, Stéphane Sarrazin (FRA) and Franck Montagny (FRA), PEeugeot 908, Team Peugeot Total - ILMC 1000km of Zhuhai - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. Copyright: Schaber / xpb.cc
Peugeot invicta no primeiro ILMC

Corridas de endurance sempre são marcadas pela imprevisibilidade e muitas vezes doses cavalares de sorte. Não basta ser rápido é preciso terminar a prova. A Peugeot aprendeu a duras penas isso. Tanto em 2008 e 2010 quando tinha uma vantagem enorme e acabou perdendo as 24 Horas de Le Mans de forma surpreendente.

Mesmo com o resultado negativo em Le Mans todas as corridas que o 908 disputou em 2010 ele ganhou e isto não foi diferente em Zhuhai nesta madrugada. O #2 de Franck Montagny e Stephane Sarrazin venceu as adversidades e superou os dois Audi para conquistar a vitória e sacramentar o título do primeiro campeonato da Intercontinental Le Mans Cup da história.

Com a Audi liderando na 5º hora tudo parecia caminhar para a única vitória do time Alemão na temporada. Depois do pit stop do carro #7 os franceses voltariam para a liderança porém com um pit stop por fazer. Assim que Montagny fez sua parada e entregou o carro para Sarrazin os Audi conseguiram uma vantagem de mais de 20 segundos isso tudo faltando 53 voltas.

#47 Hope Polevision Racing Formula Le Mans - Oreca 09: Steve Zacchia, Shan Qi Zhang, Jeffrey Lee
Hope Polevision único FLM competindo

Kristensen liderava com Bordais no Peugeot #1 em segundo até que o jovem francês encontrou o Porsche da Ferbermayr Proton pelo caminho. Com a traseira danificada restou o #1 ir para os boxes para reparos. Com o acidente o carro de segurança entrou e o Peugeot #1 sofreu uma penalidade por ter causado o entreveiro todo.

O Audi #8 entrou com 30 voltas e o #7 com 26 faltando o Peugeot #2 voltou para a liderança tendo ainda que fazer um splash and go para terminar a prova. Faltando 13 voltas Sarrizin entra para os boxes e como tinha uma diferença de mais de 35 segundos consegue se manter a frente mesmo com as investidas finais de Kristensen. Com isso a diferença caiu para pífios 2 segundos mas com o Peugeot #1 bloqueando os anseios da Audi de lutar pela vitória. Faltando 5 voltas o Audi passa o Peugeot #1 porém a diferença tinha passado dos 5 segundos e com toda sua experiência Kristensen teve de assistir mais uma vitória dos carros franceses.

Sorte ou azar a Audi estava pronta para ganhar a corrida, se não fosse o jogo de equipe da Peugeot, um jogo de equipe muito mais limpo e honesto do que o praticado na F1 por exemplo.
Com esse resultado a Peugeot conquista o título de construtores com 140 pontos contra 101 da Audi e o Peugeot Sport Total conquista o título por equipe com 118 pontos contra 101 da Audi

#35 Oak Racing Pescarolo - Judd:  Jacques Nicolet, Frederic Da Rocha, Patrice Lafargue
OAK Racing vitória e título na P2

Na classe P2 o único carro participando o Pescarolo da OAK Racing conquista o título com 83 pontos contra 34 da Mik Corse com seu Lola Coupe.

#50 Larbre Competition Saleen S7-R: Patrick Bornhauser, Pedro Lamy, Laurent Groppi
Sallen correu o campeonato sozinho

Já na GT1 o duelo entre o Sallen da Larbre e o Lamborghini da JLOC prevaleceu a experiência do time Francês já que a equipe Japonesa teve problemas e não terminou a prova. a Larbre também conquistou o título da ILMC correndo praticamente sozinha.

05.11.2010 Zhuhai, China, Joerg Mueller (GER) and Dirk Werner (GER), BMW M3 GT2, BMW Team Schnitzer - ILMC 1000km of Zhuhai - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. Copyright: Schaber / xpb.cc
BMW promessa de competitividade no futuro
Na GT2 o vencedor foi o BMW de Jorg Muller e Dirk Werner com a Ferrari de Jaime Melo terminando em 3º. Na classificação de construtores a Ferrari faturou o título com 120 pontos contra 113 da Porsche e 69 da BMW. Entre as equipes o Team Ferbermayr Proton ficou com o título com 72 pontos contra 52 da AF Corse e 47 da CRS Rancing.

04.11.2010 Zhuhai, China, Joerg Bergmeister (GER) and Patrick Long (USA), Porsche GT3 R Hyprid, Porsche AG - ILMC 1000km of Zhuhai - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. Copyright: Schaber / xpb.cc
Porsche híbrido também fez bonito.

Outro destaque foi o bom desempenho do Porsche Híbrido que foi o carro GT que mais completou voltas e terminou em 6º no geral mostrando que a tecnologia está mais do que provada e aprovada, bastando a ACO regulamentar o carro para o ano que vem. O Audi R8 da KK Performance faturou a vitória na classe GTC também se mostrando um forte competidor para o próximo ano.
04.11.2010 Zhuhai, China, Marchy Lee (HKG), Alex Yoong (MYS) and Matthew Marsh (HKG), Audi R8 LMS, KK Performance - ILMC 1000km of Zhuhai - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. Copyright: Schaber / xpb.cc
Audi R8 também estreia com vitória

Com um retrospecto positivo no meu ponto de vista a ILMC tem tudo para ser um dos mais sérios campeonatos de endurance dos próximos anos. Cabe a ACO fazer uma forte campanha de divulgação principalmente em países aonde o esporte não é muito difundido como é o caso da América do Sul. Outro ponto a ser revisto é como o novo campeonato vai conviver tanto com a ALMS quanto LMS para não espantar equipes das duas classes “regionais” 

Resultado final

Classificação do ILMC 2010

Published
10 anos ago
Categories
ILMCZhuhai
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *