bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Após acidente de Nakajima, Toyota levará Kamui Kobayashi para Le Mans

2015-6-Heures-de-Spa-Francorchamps-WEC-Adrenal-Media-ND5-7269_hd

O acidente entre os carros da Toyota e Audi, teve consequências maiores do que dano materiais.

Kazuki Nakajima se chocou com o Audi #8 de Oliver Jarvis no primeiro treino livre em baixo de chuva em SPA. O toque segundo se deu por conta do Audi estar vindo lento na pista, não dando tempo de Nakajima desviar.

Audi marca melhor tempo no terceiro treino livre.

“Este é um ponto de interrogação”, disse Pascal Vasselon chefe da Toyota. “Como pode um piloto profissional estar a 160 km/h, na linha de corrida, onde os outros estão a 285 km/h. O impacto foi com mais de um 100 km/h de diferença “.

“Vimos o vídeo on-board de Kazuki. Você não vê nada. Ele estava pegando e passando o  Audi #7. De repent , você vê uma espécie de cinza, e em questão de segunos as luzes vermelhas do Audi #8.

Outra preocupação do Vasselon é a visibilidade das luzes traseiras, que Nakajima não vê  até que fosse tarde demais para reagir. “Aqui levanto uma questão, que já discutimos com a FIA e ACO, é a visibilidade das luzes de chuva”, disse ele. “Porque este é claramente o tipo de acidente que não deveria ter acontecido.”

“Quando você vê o outro vídeo do circuito, você vê Jarvis lento e Kazuki atrás, mas você não pode ver o carro.”

Vasselon acredita que a falta de tempo de reação contribuiu para as fraturas sofreidas pelo piloto, semelhantes a as que Anthony Davidson sofreu em Le Mans em 2012.

No entanto, insistiu que as luzes estão em um local baixo demais e não que seja algo com os LMP1 da Toyota. “O problema é que quando você tem um impacto de frente, eles não podem se mover”, explicou Vasselon. “Tudo o impacto é absorvido pela coluna.”

“Você tem um outro fator agravante relacionado com os cintos, porque o corpo do condutor  se move. A parte de trás, é bloqueada pelo assento em todos os carros e você tem o cinto. O resultado é sempre o mesmo com a quarta e quinta vértebras fraturadas.”

Por conta disso o Toyota #1 será pilotado apenas por Anthony Davidson e Sébastien Buemi nas 6 horas de SPA. Para Le Mans Kamui Kobayashi assume o posto.

“Estamos organizando uma sessão de testes para adaptação”, disse ele “Ele vai estar presente no Le Mans, com certeza. “Kazuki realmente tem um espírito de luta e ele vai se recuperar. Então ele vai ficar na Europa para recuperar a maximizar suas chances de recuperação”.

Para Sarthe porém a coisa é mais séria. “Mas suas chances são muito pequenas e muito improváveis. Então é por isso que estamos nos preparando para adaptar Kobayashi o quanto antes.” Finalizou.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.