Análise das equipes para Le Mans–GTE-PRO

11_LM_Pres_GTEPro

Dando sequencia a nossa análise das equipes que vão participar das 24 horas de Le Mans deste ano, hoje vamos destacar a classe mais competitiva a GTE-PRO.

J5-JS_SPA_05_07_184 J5-JS_SPA_05_07_214

Equipe: AF Corse 
Carro: Ferrari F458 GT #51 e #71
Pilotos: #51 Gianmaria Bruni, Giancarlo Fisichella, Toni Vilander
            #71 Robert Kaufmann, Michael Waltrip, Rui Aguas
Pneus: Michellin


A principal equipe que compete com carros Ferrari é também uma das mais vitoriosas no endurance. Teve início com uma Maserati MC12 conquistou vários títulos na FIAGT2 com a Ferrari F430 nos anos de 2006, 07, 09. Em 2010 se mudou para a LMS e em seu ano de estreia ficou em segundo e terceiro lugares no campeonato.

Já em Le Mans o melhor resultado foi o quarto lugar em 2010 com o trio Alesi, Fisichella e Vilander. Para 2011 a equipe se comprometeu com a ILMC. Depois de um começo tímido em Sebring a Ferrari F458 venceu em SPA o que demostra que a nova Ferrari já superou a vitoriosa F430.

O carro #51 é considerado a Ferrari das estrelas. Giancarlo Fisischella ex-F1 conquistou o vice-campeonato da LMS em 2010. Gianmaria Bruni também um ex-F1 que competiu pela equipe Minardi. Depois de não obter aquele sucesso esperado encontrou seu mundo entre a classe GT. Vencedor das 24 horas de Le Mans de 2008 na classe GT2, também foi campeão da FIAGT em 2009 e duas vezes vice-campeão da LMS. Toni Vilander também é competente no mundo GT. Título na FIA GT2 em 2007 e 2008, campeão da LMS e campeão da FIAGT1 com Maserati MC2. O trio é um dos mais completos e esperam apenas uma coisa. A vitória.

Já no carro #71 o nível dos pilotos não é tão competente mas não deixa de ser competitivo. Robert Kaugmann começou tarde no automobilismo e está a equipe desde 2009. Conseguiu um pódio nas 24 horas de SPA. Já Waltrip tem passagens pela NASCAR e conseguiu a vitória duas vezes nas 500 milhas de Daytona, além de vitórias na Sprinc Cup e Nationwide. Será sua primeira participação em Le Mans. Rui Aguas tem experiencia na F3, F3000 e F Nissan. Em 2006 entrou no mundo do endurance na FIA GT2 além do campeonato de GT na Itália.

Amato Ferrari comenta a concorrência acirrada que tem encontrado no ILMC “Na ILMC e Le Mans Series e há pilotos e equipes de grande talento. É também por isso as 24 horas será uma corrida muito difícil por causa de sua qualidade e duração . Posso dizer que teremos uma boa corrida com nossas F458. “
J5-JS_SPA_05_07_186

Equipe: BMW Motorsports
Carro: BMW M3 GT
Pilotos: Augusto Farfus, Jorg Muller, Dirk Werner #55
            Andy Priaulx, Dirk Muller, Joey Hand #56
Pneus: Dunlop


A BMW que trocou a chata F1 pelo competitivo mundo do endurance não é nenhuma estreante na categoria. Depois da vitória em 1999 com protótipo como parte do seu programa de F1 . O retorno ao mundo do endurance se deu em 2010 pela ALMS e já no primeiro ano a equipe ficou em terceiro no campeonato. Auberlen e e Milner conseguiram uma vitória em Road América. Já em Le Mans a equipe não foi bem acabando em 19º em sua classe.

Este ano em Sebring a dobradinha com as duas primeiras posições mostra que o fabricante não está de brincadeira. Em SPA a equipe consegue o quarto e quinto lugar e é sem dúvida uma das favoritas.

Entre os pilotos do carro #55 temos o brasileiro Augusto Farfus que competia pela marca no WTCC. Estão em seu currículo vitórias nas 24 horas de Nurburgring e Dubai. Jorg Muller tem títulos no europeu de Fórmula Ford, F1, F3000, vencedor das 24 horas de SPA, Nurburgring, 12 horas de Sebring e foi três vezes vice-campeão do ETCC e WTCC. Werner é o mais jovem do trio. Campeão da Clio V6, Porsche Carrera Cup, 24 horas de Silverstone, Dubai, bi-campeão da Grand-Am na classe GT.

O carro #56 também tem seus predicados. Andy Priaulx tem a maioria dos seus títulos em categorias turismo. Campeão do ETCC, tri-campeão do WTCC, vencedor das 24 horas de Nurburgring e 12 horas de Sebring neste ano. Muller é vencedor das 24 horas de Daytona , Taça Porsche e campeão na ALMS e FIA GT2. Joey Hand também tem um belo portfólio. É da Star-Mazda, vitórias na Grand-Am e ALMS. Venceu as 24 horas de Daytona e 12 horas e Sebring e é sua primeira participação em Le Mans. Se conquistar a vitória terá a tríplice coroa do endurance.

J5-JS_LeMans_24_04_174 J5-JS_SPA_06_05_081
Equipe: Luxury Racing
Carro: Ferrari F458 Itália
Pilotos: #58 Anthony Beltoise, Jean Louis Deletraz, François Jakubowski
             #59 Stéphane Ortelli, Frédéric Makowiecki, Jaime Melo
Pneus: Michellin

Com um nome pomposo a Luxury Racing é um equipe nova mas tem o que importa nos primeiros anos de desenvolvimento. Dinheiro. A equipe que veio da GT-Open foi vice-campeã em 2010 e também conquistou o campeonato da Copa Carrera. A equipe causou espanto quando comprou duas Ferrari para participar do ILMC. O ano começou mais ou menos com um 9º em Sebring, já em SPA o #59 acabou não completando a prova.

Para Le Mans uma importante ajuda. A equipe Rizi Competizione que não está participando este ano vai levar seu corpo técnico além da participação do brasileiro Jaime Melo que dispensa apresentações.

Os pilotos do carro #58 são competitivos. Anthony Beltoise foi duas vezes campeão da copa Carrera, e já foi ao pódio com um Viper GTS em Sebring e nas 24 horas de Nurburgring. É o atual líder da copa GT3 Porsche. Deletraz fará sua 8º participação em Sarthe . Já ganhou com um LMP675 Reynard Lehmann em 2001 e 2002 além de ser vice-campeão da FIAGT1. François é campeão da Ferrari Challenge além de vitórias na FFSA GT.

O carro #59 deve ser o mais rápido visto o nível dos pilotos. Stephane Ortelli ganhou em 98 Le Mans com um Porsche 911 GT1 e acabou em segundo no ano de 2000 com Audi R8. É campeão da LMS na classe GT, F3 francesa e 2 vezes campeão da FIA GT na classe NGT entre outros títulos. Frederik também tem sucessos no mundo GT. Tem títulos na FIA GT1, FIA GT3 é um dos líderes do atual campeonato da FIAGT.Jaime Melo sem dúvida é um dos principais pilotos que vão participar da corrida. Bi-campeão em Le Mans. Já ganhou várias vezes as 12 horas de Sebring, Petit Le  Mans, FIA GT2 com um título em 2006 além de diversas vitórias tanto na ALMS quanto LMS.Assim a Ferrari #59 não deve ser subestimada de maneira alguma.

J5-JS_SPA_05_05_009


Equipe: JetAlliance
Carro: Lotus Evora #64 e #65
Pilotos #64 Oskar Sligerland, Martin Rich e John Harstshorne
           #65 James Rossiter, Johnny Mowlem e Jonathan Hirschi.


A lotus retorna a Le Mans depois de 15 anos. Claro que a Lotus de hoje não é a de outrora e por isso mesmo ela vem pelas mãos da equipe JetAlliance. A escolha do modelo que não deve fazer frente a Ferrari, Porsche e BMW não importa. O importa é ganhar experiência para os próximos anos. Os dois carros não estavam prontos para Sebring e fizeram sua estreia em SPA aonde apenas deles completou a prova. Para a grande clássica os ajustes impostos pela ACO depois dos testes em Le Mans podem dar uma certa vantagem para a equipe, isto se os carros aguentarem as 24 horas.

Os pilotos do carro #64 John Harsthone é estreante em Le Mans. Competiu na LMS pela marca TVR e pelo britânico GT em 2009. Competiu também pela JMB Racing na classe FLM. Martin Rich competiu nos últimos 10 anos, garantiu pódios pela JettAliance em SPA além de vitórias com Porsche na GT3. Competiu também na FIA GT2 e GT3. Oscar Sligerland teve no pódio em SPA 2009 pela equipe Prospeed Porsche competiu também pela VdeV e 24 horas de Daytona. Esta será sua primeira 24 horas.

O carro #65 também tem seu encanto. James Rossiter foi terceiro na F3 britânica além de ser piloto de testes pela equipe de F1 BAR e Honda. Também competiu na ALMS em 2008 pela equipe Andretti Green Racing com Acura. Johnny Mowlem tem uma extensa carreira no endurance com pódios em várias corridas como Sebring em 2007 pela Risi, Em Le Mans duas vezes na classe GTe três vezes nas 24 horas de Daytona. Competiu também com o híbrido da equipe Zytek na ALMS. Hirschi é o mais “fraquinho” do trio. Competiu em 2010 em Le Mans com o Ford GT da Matech além de ser vice-campeão no troféu Mégane em 2009 além de um pódio ano passado na FIAGT com o Aston Martin Hexis Racing. A equipe deve primeiro pensar em terminar a prova, este é seu maio desfio.

J5-JS_SPA_05_05_048
Equipe: JMW Racing.
Carro: Ferrari F458 Itália #66
Pilotos: Rob Bell, Tim Sugden e Xavier Massen
Pneus: Dunlop


Equipe nova já que foi fundada em 2009. Em sua primeira prova no mesmo ano conseguiu a sua primeira pole em com a Ferrari F430 na LMS nos 1000km da Catalunha e terminou em quarto lugar. Também conseguiu a primeira vitória em Silverstone no mesmo ano. Em 2010 a equipe troco a Ferrari pelo Aston Martin Vantage. O melhor resultado foi um quarto lugar em Algarve e um terceiro em Silverstone. A equipe não completou Le Mans ano passado por conta de uma batida.

Em 2011  a equipe voltou a competir com Ferrari e a equipe já começou com a vitória em Paul Ricard, estava com chances de vitória também em SPA mas um problema no radiador acabou com os sonhos da equipe.  A equipe é favorita mas pode surpreender se os grandes ficarem pelo caminho.

Os pilotos Rob Bell é um dos melhores do grid. Campeão da Fórmula Renault Inglesa, dois campeonatos na LMS pela classe GT2 além de vencedor na FIAGT. O melhor resultado em Le Mans foi um quarto lugar em 2009 e quinto em  2007. Tim Sugden já competiu em várias categorias. FIA GT2, British GT aonde foi campeão. Competiu em Le Mans em 88 com um McLaren F1, além de ganhar o cobiçado campeonato da Porsche Cup e Porsche Cup Ásia. Xavier Maassen já teve um pódio em Le Mans pela Corvette na extinta GT1 além de vencer em 2008 também com Corvette

J5-Sebring_JS1903_159 J5-Sebring_JS1903_199


Equipe: Corvette Racing
Carro: Corvette C6R ZR1
Pneus: Michelin
Pilotos: #73 Olivier Beretta, Tommy Milner, Antonio Garcia
            #74 Oliver Gavin, Jan Magnussen, Richard Westbrook


Vitoriosa. E assim que podemos definir a Corvette Racing. Com oito títulos de equipes, sete de construtores na ALMS e seis vitórias em Le Mans todas na classe GT1. A equipe tem ao todo 71 vitórias na ALMS além de ganhar 7 vezes Sebring além de uma vitória em Daytona. Precisa dizer mais? Precisa. Desde 2009 a equipe competia praticamente sozinha já que competia na classe GT1. Assim a equipe se mudou para a classe GT2 e viu que teria trabalho visto a concorrência de Porsche, Ferrari e BMW. O modelo é o C6R que substituiu o ZR1. Teve sua primeira vitória em 2009 no circuito de Mosport, porém em 2010 foi um ano fraco e alguns abandonos. Em Le Mans marcou os melhores tempos porém problemas durante a corrida deixaram a equipe pelo caminho. O alento foi a vitória em Petit Le Mans depois de uma pane seca da líder Ferrari.

Causou estranheza por não participar dos testes de Le Mans e da prova em SPA. Essa ausência pode custar caro para a equipe frente as outras marcas. Em sua prova de Sebring a equipe acabou em terceiro e quarto.

Entre os pilotos os dois carros estão bem guiados com os competentes Oliver Beretta campeão quatro vezes na ALMS além de já ter competido pela equipe Larrousse na F1. Todos os pilotos ajudam a equipe no seu vasto plantel de vitórias nos últimos anos. O estreante é Jaime Westbrook que foi contratado para as 3 corridas longas do ano. É campeão britânico em 2009, Porsche Cup 2006 e 2007 dois pódios em Daytona além do terceiro lugar em Le Mans ano passado. A Corvette é séria candidata ao titulo.

Gary Pratt chefe da equipe revela a expectativa para a corridaPara ter sucesso em Le Mans, é preciso primeiro ter um profundo respeito pela corrida. Esta é a corrida mais difícil do mundo. Estamos fazendo possível para estar pronto para correr ao mais alto nível. Agora nós temos que correr e esperar para colher os dividendos do nosso trabalho. “

J5-JS_SPA_07_05_263

Equipe: ProSpeed Competition
Carro: Porsche 997 RSR #75
Pilotos: Marc Goosens, Marco Holzew e Jaap Van Langen
Pneus: Michellin

Fundada em 2006 a Prospeed compete no campeonato Belga de GT aonde já foi vice-campeã de pilotos e equipe. Também obteve pódio nas 24 horas de Dubai, Zolder e em SPA. Em 2008 venceu em Zolder e o segundo lugar em SPA. Em 2009 nova vitória em Zolder e um terceiro em SPA além de um segundo lugar na FIA GT2.

Para 2010 o título da FIAGT3 e um segundo lugar na Le Mans Series. 2011 começou mal com o acidente na largada em Paul Ricard, e um sexo lugar em SPA. Todos os títulos foram conquistados pelos pilotos Marco Holzer. Já Marc Goosens compete desde 1991. Tem passagens pela Fórmula Ford, F3000 além de correr na Super GT além de competir pela Grand-AM. Tem 12 participações em Le Mans tendo o melhor resultado um quarto lugar em 1997. Competiu com Ferrari 333sp além de fazer parte da equipe oficial da Cadillac.

Marco Holzer é um piloto Porsche. Já competiu na F3, F BMW. Em 2009 acabou em segundo em SPA. Teve vitória na FIAGT2 e em 2010 venceu as 24 horas de Dubai. Seu maior feito foi de ser o primeiro vencedor com o Porsche híbrido na quarta rodada da VLN em Nurburgring.

J5-TestDay_JS_004


Equipe: IMSA Performance Matmut #76
Carro: Porsche 997 RSR
Pneus: Michellin
Pilotos: Raymond Narac, Patrick Pilet e Nicolad Armindo

A equipe está na estrada a uma década. Tem um experiência em endurance com os títulos na GT2 no campeonato FFSA por duas vezes, além da vitória na GT2 em Le Mans em 2007. Em 2008 vários pódios na LMS e GT Open. 2010 venceu as 24 horas de Dubai além de bons lugares na LMS e GT Open o que culminou com o título na GT Open.

Em 2011 os dois carros da equipe já começaram mal depois da forte batida em Paul Ricard. Em SPA novo abandono com problemas na bomba de combustível. Com tudo o carro ficou em 5º nos testes em Le Mans.
J5-JS_SPA_05_05_059


Equipe: Team Ferbermayr Proton
Carro: Porsche 997 GT3 RSR
Pilotos: Marc Lieb, Richard Lietz e Wolf Henzler
Pneus: Michelin


A equipe que compete nas duas classes GT tem um bom histórico no endurance com vice-campeonato da LMS em 2007, títulos em 2008  2009 e 2010 além de garantir o título da ILMC. 2011 a equipe também se envolveu no acidente em Paul Ricard, e em SPA o #77 se envolveu em uma batida com Fisichela. No dia do teste o carro ficou em 8º.

A equipe também é uma das favoritas e está defendendo o título de 2010 já que ganhou a corrida. Os pilotos tem currículos invejáveis. Henzler venceu a taça Porsche em 2006 e ALMS em 2008 na GT2. Venceu as 24 horas de SPA, Le Mans em 2010 e 2011 além de vencer Daytona, sempre com Porsche. Lieb é tetra-campeão na LMES e LMS, FIA GT N-GT, GT2 e três vezes campeão das 24 horas de Nurburgring. Richard Lietz também tem um belo histórico. Bi-campeão da LMS, pódio nas 24 horas de Daytona e SPA duas vitórias em Le Mans. Além de fazer parte do time que venceu com o Porsche híbrido em Nurburgring. Equipe super favorita para a vitória

J5-JS_SPA_05_07_163


Equipe: Jota Sport AMR
Carro: Aston Martin Vantage #79
Pneus: Michelin
Pilotos: Sam Hancock, Simon Dolan e Chris Buncombe
A equipe foi criada em 2000 que inclui uma companhia aérea e uma escola de vôo. A equipe começou em 2004 na LMS com um Zytek na classe LMP1 protótipo que foi confirmado em 2005. Nos anos de 2007 e 2008 a equipe deu suporte para a Charouz Racing System com o Lola Aston Martin LMP1. A equipe também competiu no VdeV e campeonato britânico de protótipos com um Ligier JS49. No ano de 2010 a equipe venceu as 24 horas de SPA na classe GT4. Assim a equipe passou a ser uma parceiro oficial da Aston Martin e deve competir com o protótipo AMR-One em 2012.
Em Paul Ricard o carro também se envolveu no acidente inicial. Em Le Mans nos testes o carro conseguiu um 5º lugar na classe. Em SPA teve um bom desempenho mas largou em último por conta de problemas técnicos.
Entre os pilotos Sam Hancock é campeão da LMES em 2004 com Courage AER além de ter vários pódios na LMS. Dolan começou em 2008 na copa Radical SR3 com uma vitória, além de participar da série VdeV, além de ser vice-campeão na serie Speed. Buncombe ganhou em 2007 a LMS na classe LMP2e competiu na ETCC e FIAGT e conseguiu um terceiro lugar com a Aston Martin LMP1

group_webres

Equipe: Flying Lizard Motorsports.
Carro: Porsche 997 RSR #80
Pneus: Michelin
Pilotos: Jorg Bergmeister, Patrick Long e Lucas Luhr

Equipe montada por Seth Neiman é uma das equipes “oficiais” Porsche. É campeã da ALMS em 2008, 2009. Possui vitórias em Sebring e Petit Le Mans. A equipe também compete esporadicamente na Grand-Am.

Este ano os dois carros acabaram em sexto e sétimo em Sebring. Não participaram dos testes em Le Mans nem da segunda rodada da LMS em SPA. Os pilotos do carro #80 tem uma boa experiência no endurance. Bergmeister tem 5 títulos na ALMS na classe GT2, vencedor das 24 horas de Daytona uma vez no geral e duas na classe GT além de ser um piloto oficial Porsche desde 2001. Patrick Long é tri-campeão da ALMS também venceu as 24 horas de Daytona em 2009 além de uma vitória em Sebring e 3 em Petit Le Mans, além de vencer por duas vezes Le Mans pela mesma classe GT2. Lucas Luhr estreia na equipe. Ganhou a Porsche Super Cup em 1999, também conquistou Sebring, e os 1000km de Nurburgring além de um título na ALMS. Tem experiência tanto com protótipos Audi, Porsche. Possui um título na FIA GT2, e três vitórias em Le Mans e 5 em Sebring além de uma vitória geral nas 24 horas de Nurburgring e 24 horas de Daytona. Equipe altamente séria para vencer a corrida.

J5-TestDay_JS_002


Equipe: Hankook Team Farnbacher
Carro: Ferrari 458 Itália #89
Pilotos: Dominik Farnbacher, Allan Simonsen e Leh Keen
Pneus: Hankook

Uma equipe alemã competindo com Ferrari? Não é algo que se vê todos os dias. Em seu plantel tem um titulo no campeonato da Porsche Cup em 2009. Em 2008 a equipe se comprometeu com Le Mans com uma Ferrari F430 chegando em terceiro lugar na classe GT2. Para 2009 a equipe se associou ao fabricante de pneus Hankook o que favoreceu a vitória da equipe na Asian LMS. Ano passado em Sarthe a equipe chegou em segundo na sua classe.

Em 2011 a equipe conseguiu um terceiro lugar em Paul Ricard, em SPA consegui um segundo lugar bem perto da vencedora AF Corse. Equipe bom boas chances de os times oficiais falharem
Piloto Melhores resultados.
Dominick Farnbacher 2º lugar em Le mans por duas vezes, Campeão da ALMS e 24 horas de Daytona. 1 podio em Sebring e Asians LMS e venceu em sua classe em Nurbrurgring.
Allan Simonsen 2 pódios em Le Mans na classe GT2, vitórias no Britsh GT, LMS e vencedor na sua classe nas 24 horas de Nurburgring em 2010.
Leh Keen Campeão Grand-Am 2009, vencedor da classe GTC em Sebring e Porsche Cup no ano de 2010. Também é vencedor na sua classe nas 24 horas de Nurburgring. Chegou em segundo na GT2 em 2010 pela equipe Hankook
Published
8 anos ago
Categories
24 Horas Le MansALMSCorvetteECCEuroSeriesFerrariFIA GT3FIA GT4FIAGTGT OpenILMCLe Mans ClassicLMP2LMSNascarPetit Le MansRoad AtlantaSilverstoneVdeVZhuhai
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *