bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

Hungary Ericsson Lab
O Trabalho duro sempre dá resultados

A etapa de Road América da ALMS que aconteceu na tarde de hoje revelou o por que uma categoria que estava a beira da extinção nos EUA hoje é uma das preferidas do público e dos fabricantes. A adversidade muitas vezes supera o favoritismo e nos brinda com belos espetáculos como o de hoje.

alms-2010-ra-rs-0553
Finalmente a vitória

A vitória do “Lord” Drayson e se deu principalmente pelo talento e braço do segundo piloto ou o piloto de verdade da equipe Jonny Cocker. Mesmo largando na pole o #8 perdeu várias posições logo no inicio e viu o Lola B06 #12 da Autocon Motorsports abrir larga vantagem até parar com problemas no freio. Destino igualmente triste teve o também Lola B06 de Jon Field que também abandonou por problemas mecânicos. Sobraram o Porsche  recém construído da Cytosports o vencedor da última etapa o Lola da Dyson Racing e o sempre favorito Acura da Highcroft. Estes três últimos se alternando na liderança da prova até que depois de uma série de bandeiras amarelas e táticas diversas o Lola #8 abre mais de 30 segundos de vantagem para o resto do pelotão e faltando menos de meia hora para o término da corrida teve que parar para o reabastecimento. A demora no pit foi uma tática ousada já que com mais combustível ele poderia usar uma mistura visando o desempenho enquanto os outros competidores já vinham administrando seus resultados.

alms-2010-ra-rs-0550
Porsche também merecia a vitória

Depois do pit Cocker sai em segundo mas por um erro em uma das curvas acaba caindo para quarto. Neste momento o Porsche liderava seguido do Acura e do Lola Mazda. Com um ritmo frenético volta a volta Cocker foi chegando no trio e começando as ultrapassagens e na última curva da última volta realizada a ultrapassagem no Porsche que com pouco combustível estava se arrastando na pista. A primeira vitória da equipe que começou com um Jaguar em 2008 na GT2 e a dois anos corre com um protótipo na classe mãe. A vitória do carro verde assim como a o triunfo da equipe Dyson em Mid Ohio mostram que as equipes com equipamento Lola estão com uma grande vantagem sobre os competentes Acura e Porsche.

Mérito também da equipe Cytosport que depois do grave acidente nos treinos de Mid Ohio reconstruiu o carro e teria ganho a prova se não tivesse pouco combustível. Dois 4 primeiros que completaram a prova o mais fraco que se valeu mais da habilidade dos pilotos do que de um equipamento competitivo foi o Acura. Faltando duas etapas para o término do campeonato e com a escalada dos Lola a luta entre o time da tequila e o Porsche vai ser acirrada.
alms-2010-ra-rs-0119
#99 o “menos” ruim entre os FLM

Entre os protótipos da fórmula Le Mans a vitória ficou com o Green Earth pilotado por Gunnar Jeannette e ELton Julian seguidos pelo #52 de Luiz Dias e Ricardo Gonzalez. Fechando o podium o #95 Scott Tucker e Andy Wallace. De seis protótipos que largaram apenas apenas três terminaram, mostrando que nem sempre basta ter dinheiro para comprar um carro e por na pista, basta saber guia lo também.

alms-2010-ra-rs-0121
BMW mostrando força neste final de campeonato.

Na GT a disputa foi acirrada e deu a primeira vitória para o BMW #90 de Dirk Muller e Joey Hand que se mostrou superior assim como o #92 que liderava a classe mais se acidentou no começo da prova. Em segundo se valendo de acidentes e mais do talento dos pilotos do que necessariamente de um carro competitivo chegou o Porsche #45 de Jorg Bergmeister e Patrick Long e fechando o pódio o Corvette #4 de Olivier Beretta e Olivier Gavin. A Ferrari de Jaime Melo terminou em sexto entre os GTs, chegou a liderar até o momento que Gianmaria Bruni pegou o volante e a queda de rendimento foi grande. Nessas horas o dono da equipe gostaria de fazer um clone de Jaime Melo. Com o avanço dos BMW Melo precisa de muita sorte se quiser conquistar mais este título para a Risi. Seus companheiros de equipe Mika Salo e Pierre Kaffer que também chegaram a liderar a prova acabaram em sétimo sem mostrar competitividade no final da prova.

alms-2010-ra-rs-0135
Porsche vencedor na GT3
Entre os Porsches da GT3 a vitória ficou com o #54 Timothy Pappas e Jeroen Bleekemolen. A próxima etapa será no sinuoso traçado de Mosport no Canadá já no próximo final de semana. Até lá.

tabela

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.