ALMS – Long Beach

#1 Patron Highcroft Racing Honda Performance Development ARX-01c: David Brabham, Simon Pagenaud Acura ganhou de “lambuja” a prova.

Sempre critiquei circuitos de rua. Para mim o único que realmente tem uma tradição e um traçado único é Mônaco. Claro que temos belos traçados em Macau e Long Beach. A Segunda etapa da ALMS não devia ser chamada de uma prova de “endurance”. Foi rápida demais. Acredito que os motores nem deve ter aquecido muito. Brincadeiras a parte foi uma corrida boa com disputas interessantes sempre reservadas a categoria LMP e GT.

Porém a corrida teve um resultado injusto no meu modo de ver. Quem assistiu a corrida pelo SPEED notou que desde o começo o nome da corrida seria o Lola De Jon Field. Mesmo saindo da terceira posição botou pressão tanto no Aston Martin de Adrian Fernandez como no Acura de Jack Brabham e teria ganhado a prova fácil se não tivesse feito um pit stop demorado e depois abandonar com problemas no carro. Em um traçado apertado Field achou espaço para fazer belas manobras e abrir uma boa diferença até os problemas chegarem. Se serve de alento as perspectivas de bons resultados paras próximas provas.

#45 Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR: Jorg Bergmeister, Patrick Long O “entreveiro “ de laguna seca em 2009 não se repetiu em Long Beach

Desempenho fraco também teve outro Lola. O carro da equipe do “Lord” Drayson terminou em 25º no geral e em 6º em sua classe. A resultado prova que não basta ter dinheiro, comprar um carro e sair por ai pilotando. Drayson tem um belo equipamento na mão, equipamento que provou ser competitivo em Sebring chegando a incomodar os fortes Peugeot, na oportunidade quem pilotava o protótipo era Emanuele Pirro, piloto profissional de anos correndo pela Audi.

A vitória ficou com o Acura de Jack Brabham e Pagenaud depois de um final interessante com o Aston Martin de Adrian Fernandez. Final que começou bem antes com um toque entre os dois carros resultando na punição do Acura e depois de bandeias amarelas e um erro primário de Fernandez o campeão de 2009 conquistou a prova. Simon Pagenaud comenta “Eu disse a mim mesmo que iria  pressioná-lo até o fim, e talvez ele iria cometer um erro e assim o fez”. Não digo que o Acura não mereceu ganhar mais se for levar em consideração vários fatores que merecia ter ganho seria Jon Field.

#80 Car Amigo-Alex Job Racing Porsche 911 GT3 Cup: Ricardo Gonzalez, Luis Diaz, #81 Alex Job Racing Porsche 911 GT3 Cup: Juan Gonzalez, Butch Leitzinger Entre os Porsche a vitória ficou com o #81 de Gonzales e Leitzinger

Agora com os protótipos em uma categoria única podemos notas que as mudanças para os P1 serem mais lentos que os P2 e com isso ter uma disputa entre as classes não surtiu muito efeito. O melhor P2 foi o Porsche RS Spyder de Pickett e Graf que terminou em terceiro no geral. Claro que os resultado veio por causa de abandonos e desistências e batidas nos muros. Depois dele veio o Lola Mazda da equipe Dyson. É cedo para dizer se as mudanças feitas irão nivelar os protótipos mais uma coisa eu digo. Cuidado com o Porsche. A próxima prova em Laguna Seca iremos ter a prova real

Entre os GT´s a bela disputa como sempre prevaleceu e quem levou a melhor foi o Porsche de Patrick Long e Bergmeister, seguido pelo Corvette de Magnussem e o BMW de Milner. Jaime Melo depois de fazer uma bela disputa com o Porsche de Sellers e Hanzler terminou em 4º.

#99 Green Earth Team Gunnar Oreca FLM09: Gunnar Jeannette, Elton Julian Entre os protótipos da Oreca o #99 de Gunnar Jeannette e Elton Julian

Nos protótipos da Oreca o vencedor foi o carro #99 de Julian e Jeannette e entre os GTC o vencedor foi Gonzales e Leitzinger repetindo o bom resultado ode Sebring. A próxima corrida será no belo circuito de Laguna Seca com uma prova de 6H de duração, ai sim uma prova de endurance de verdade. Até lá.

O mico do final de semana foi com o Oreca # 11 da Primetime Race Group pilotado por Gerardo Bonila, que depois de uma ordem do Pace Car ele simplesmente vai reto no muro de contenção. Como já falei…Comprar um carro é uma coisa pilotar é bem outra.

Algumas imagens da corrida.

#6 Team Cytosport Porsche RS Spyder: Greg Pickett, Klaus Graf Porsche da Cytosport pode ser perigoso!!!

#8 Drayson Racing Lola B09 60 Judd: Paul Drayson, Jonny Cocker, #12 Autocon Motorsports Lola B06 10 AER: Tomy Drissi, Ken Davis Lola da Drayson Racing. Pena que beleza não ganha corrida.

#007 Aston Martin Racing Lola B09 60 Aston Martin: Adrian Fernandez, Harold Primat Aston Martin ainda é o favorito do grid…ainda!

#007 Aston Martin Racing Lola B09 60 Aston Martin: Adrian Fernandez, Harold Primat, #37 Intersport Racing Lola B06 10 AER: Jon Field, Clint Field, Nikolas Konstant Enquanto esteve na pista Fiel incomodou os grandes.

#62 Risi Competizione Ferrari 430 GT: Jaime Melo, Gianmaria Bruni Mesmo com o talento de Jaime Melo e Gianmaria Bruni desta vez não deu

O vídeo abaixo mostra o momento que definiu o vencedor da corrida, Mesmo sendo no começo o Acura forçou a barra e cortou a frente do Aston Martin. Brabham foi punido e no final depois de um erro de Fernandez acabou ganhando.

Outra bela disputa entre Bruni e Hezler. No final acabou prevalecendo a Ferrari.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E para terminar um vídeo da edição de 2008 da prova de Laguna Seca a bordo do Porsche da Penske com o brasileiro Hélio Castro Neves. De um tempo de fartura para a categoria.

Published
10 anos ago
Categories
Sem categoria
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *