ALMS – Laguna Seca

track%20day%20Start

Incrível, assim posso definir a última corrida da ALMS neste ano. O começo foi um tanto quanto monótono porem a prova que teve duração de 4 horas se revelou um tanto quanto emocionante. O circuito de Laguna Seca sempre foi palco de belos espetáculos como ano passado quando a Audi corrida o campeonato inteiro lutando de igual para igual com o Porsche da Penske pela vitória no geral. Neste ano tivemos o mesmo tipo de duelo, um P1 contra um P2. Os Acura de Gil de Ferran e Adrian Fernandez travaram um belo duelo nos 20 minutos finais da corrida prevalecendo o talento e o motor do P1 de Gil de Ferran. Mesmo com as mudanças que a ALMS fizeram para este ano deixando as 2 categorias de protótipos sem chances de lutarem entre si. Ano que vem com as novas mudanças todos esses carros irão correr em uma categoria única o que pode trazer de volta os Porsches amarelos da Penske que hoje corre na Rolex.

Na GT2 para mim foi um dos melhores duelos do ano o Porsche de Bergmeister lutando literalmente com o Corvette do ex-F1 Magnussem. As últimas voltas foram espetaculares com os dois pilotos se tocando, saindo da pista. Na última curva da última volta a sorte sorriu para Bergmeister e depois de vários toques jogou o Corvette para fora a poucos metros da linha de chegada. Para mim não foi uma vitória merecida pois uma volta a traz o Corvette foi punido por ter cortado caminho e por que a mesma punição não poderia ter sido dada para o carro nº 45? Independente de quem venceu ou de quem bateu foi um belo espetáculo que depois de 4 horas somos brindados. Teria isso na Stock Car? GT3 Brasil? difícil bem difícil.


Abaixo a classificação  final da corrida.


Melhores momentos

Gil de Ferran

alms-2009-ls-th-0324

A Maioria dos brasileiros conhece pouco ou quase nada deste paulista. Gil de Ferran tentou a sorte na Europa, fez testes para F1, chegou a dirigir a Honda. Mas foi nos Estados Unidos que fez fama e pode mostrar todo seu talento. Ferran vai contra a mesmice de outros pilotos que quando abandonam um categoria TOP vem para o Brasil correr de Stock e ficam com medo de ultrapassar. Gil terá tempo de administrar suas equipes e pode ser um facilitador de pilotos brasileiros no continente americano. A ALMS vai sentir falta dele nas pistas.

Classificação final da prova.

Jaime Melo e sua Ferrari.

ALMS Sports Cars at Laguna Seca Copyright © 2009 Bob Heathcote
Jaime Melo merecia um premio neste ano. Ele não levou o campeonato mais foi superior com um carro nitidamente inferior. Sua Ferrari F430GT fez feitos como ganhar as 24H de Le Mans, das 24H de SPA neste ano. Sua equipe a Rizzi Competizone foi a única que não teve uma evolução do seu carro e mesmo assim Melo foi superior. Lutou até a última etapa pelo título viu em Laguna Seca seu carro tendo problemas nas mãos de Pierre Kaffer. Nessas horas ele deve sentir falta de Mika Salo que formou com ele uma das melhores duplas de GT que já se viu na ALMS. Com o lançamento da Ferrari 458 é aguardada com euforia por parte das equipes que utilizam os carros italianos. Ano que vem promete. Outro piloto brasileiro pouco conhecido em seu pais de origem. Uma pena.

David Brabhan

alms-2009-ls-th-2311

Foi o campeão Geral em 2009. Conquistou também as 24H de Le Mans pela Peugeot. A história poderia ter sido outra se a Audi tivesse competido o campeonato inteiro mas a ausência do time alemão e dos franceses não tira o brilho de um ano bem sucedido para Brabham. Lutou de igual para igual com Gil de Ferran durante todo o ano porem foi mais consistente e junto com Scott Sharp foram superiores. Outro grande piloto que vence com o carro que tiver em suas mãos. Conquistou 3 vitórias neste ano e ficou em segundo lugar 5 vezes.

Jon Field e Clint Field.

alms-2009-ls-th-2308

Quem acompanha a ALMS sabe que esta dupla formada por pai e filho causaram as maiores confusões durante todo o ano. Seja com batidas, fechadas eles não se importam em destruir o carro por uma boa posição na corrida. Terminaram em terceiro no campeonato logo atrás dos Acuras de Ferran e Brabhan. Mesmo sendo os atrapalhados do Grid mostram coragem para fazer o que fazem.

Ginetta Zytek 09HS

alms-2009-ls-th-2304

Outro carro diferenciado da ALMS. Único modelo hibrido da categoria o Ginetta não fez grandes corridas este ano tendo vários abandonos mas sua contribuição para o automobilismo é grande. Utiliza junto com o motor a gasolina um elétrico. O sistema é bem parecido com o Kers da F1 porem o motor elétrico do protótipo pode ser usado por um período maior sozinho ou em conjunto com o propulsor a gasolina. Pode não ter vencido nenhuma corrida e quebrado muito, mas ajudou no desenvolvimento de baterias de lítio o que no futuro pode ter um custo menor para o consumidor final.

Flying Lizard, Jorg Bergmeister e Patrick Long,

ALMS Sports Cars at Laguna Seca Copyright © 2009 Bob Heathcote
Foram os campeões da GT2 brigando corrida corrida com a Ferrari de Jaime Melo. Protagonizaram o melhor acidente do ano na curva final de laguna seca. Tiveram um carro melhor e mais bem acertado que a Ferrari do brasileiro. Na metade final do campeonato sofreu também a pressão dos BMW e Corvette. Ano que vem como classe única a GT2 será mais competitiva e pode ter outros modelos de carros. Porsche e Ferrari que se cuidem.

Adrian Fernandez e Luiz Diaz.

ALMS Sports Cars at Laguna Seca Copyright © 2009 Bob Heathcote
Foram os campeões da P2 mesmo a classe não tendo muitos carros durante o ano. A equipe não está confirmada para o ano que vem pois perdeu o patrocínio da Lowe´s. Mesmo com um ano cheio de desistências estava me todas as corridas e protagonizou com Ferran um belo final de corrida em Laguna Seca. Espero que estejam alinhando seu carro ano que vem. 
Acura

ALMS Sports Cars at Laguna Seca Copyright © 2009 Bob Heathcote
Foi a grande campeã este ano. Sem Audi e Peugeot reinou absoluta na P1 e P2. Sendo uma marca da Honda o medo de fechar as portas nos EUA foi grande. Foi imune a crise e equipado 3 equipes ganhou corridas e conquistou o campeonato. Ano que vem com os protótipos agrupados em uma categoria só já desponta como grande favorita. Próxima passo? Europa com certeza.
Published
10 anos ago
Categories
Sem categoria
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *