Alex Wurz satisfeito com mudanças nas regras de peso mínimo para o Mundial de Endurance

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Com a primeira prova marcada para Abril e os testes oficiais para Março as equipes que irão competir no Mundial de Endurance estão realizando testes com as novas versões de seus carros. A classe LMP1, principal do certame e aonde estão as equipes de fábrica buscam qualquer meio para ganhar alguns segundos.

Para a temporada 2015 a organização do campeonato mudou algumas regras, a principal foi o aumento do peso mínimo dos carros, já pilotos com menos de 80kg estariam levando vantagem, enquanto os mais “pesados” tinham que recorrer a ajustes e por muitas vezes competir com menos combustível para se adequar ao regulamento.

Para o piloto da Toyota campeão da edição de 2014 Alex Wurz a mudança de regras é favorável. “Com os limites impostos à quantidade de energia que pode ser usar por volta e a diminuição da largura dos pneus, tornou o peso um fator primordial o que muitas vezes o piloto pode não compensar“, disse Wurz, que pesa 86 quilos, 28 a mais do que seu companheiro Anthony Davidson. “Você não pode superar as leis da física: se você tem uma certa quantidade de energia, um motorista mais pesado ​​não pode fazer o mesmo tempo de volta como um piloto mais leve se ambos estão no limite. Assim tornou-se o trabalho muito mais difícil para os pilotos mais pesados, como eu. É a mesma coisa que um corredor de maratona carregando uma mochila “.

A fórmula adotada pela organização do WEC para definir o peso mínimo do carro deve ser baseada na média dos dois ou três pilotos por carro. Se a média foi superior a 80kg, o peso mínimo do carro será de 870 kg para os modelos híbridos e 850 para os que adotam motorização convencional.

No caso de Wurz que vai dividir o carro com Stephane Sarrazin e Kazuki Nakajima e que pesam respectivamente 75 e 65 kg o peso médio será de 75,3 kg. Porém o regulamento implica que o peso precisa ser arredondado para cima, logo o Toyota teria que ter 5kg de lastro. Cada carro terá no máximo 20kg de lastro.

*Fonte: Racer.com / Foto: WEC.com.

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5 anos ago
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2015LMP1Toyota
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Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

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