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Endurance tratado a sério!
ACO divulga novos regulamentos para o Mundial de Endurance
“Supercarros” irão substituir atuais LMP1. (Arte: Divulgação)

A ACO divulgou nesta sexta-feira, 15, os regulamentos do Mundial de Endurance para o biênio 2020/21. Os boatos de que uma nova classe de “supercarros”, estaria na pauta dos novos regulamentos, foi confirmada.

Os novos modelos terão o design, parecido com modelos de produção em série. Os custos, grande vilão da categoria, também sofrem mudanças. O valor dos novos modelos terá que ter um orçamento de um quarto dos atuais LMP1, entre 30 e 35 milhões de dólares. Estas mudanças entrarão em vigor na edição de 2021 das 24 Horas de Le Mans.

A motorização será livre, tanto no desenho, quanto na motorização, que poderá ser híbrida, turbo, além da liberdade na escolha do número de cilindros. Os carros terão um peso de até 980 kg, com distribuição de peso limitada. O fluxo de combustível também será controlado.

Sistemas híbridos são obrigatórios, sendo montados no eixo dianteiro com capacidade fixa de 200 kW, dando ao carro tração nas quatro rodas. A meta máxima de desempenho é de até 520 kW.

Nome da nova classe será decidida pelos fãs 

Ao contrário dos atuais LMP1, o cockpit deverá ter dois assentos, para-brisa mais largo. Os fabricantes serão obrigados a disponibilizar o sistema híbrido para equipes privadas. Os custos para estas equipes serão controlados. O limite de valores ainda não foi definido.

Os tempos por voltas em Le Mans, devem ficar mais lentos, na casa de 3:20. O nome da categoria deixa de ser LMP1. A nova nomenclatura não foi definida mas deve ficar entre “Le Mans Supercars” e “Le Mans Hypercars”. A escolha será decidida pelos fãs da categoria. Tais regras estarão em vigor por cinco temporadas, até 2024/25.

“Os novos regulamentos para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, que entram em vigor para a temporada 2020/21, são o resultado do trabalho duro entre membros da FIA, ACO, fabricantes e equipes”, disse o presidente da FIA, Jean Todt.

“Isso proporcionará às corridas de endurance uma plataforma estável e de longo prazo, ao mesmo tempo em que continuará a oferecer um estágio econômico para mostrar as futuras tecnologias.”

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