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Endurance tratado a sério!
Regulamentos dos hypercars é anunciado pela ACO
(Foto: Divulgação FIAWEC)

A ACO divulgou nesta sexta-feira, 14, detalhes dos regulamentos para a classe de hypercars que entrará em vigor na temporada 2020 do Mundial de Endurance e 24 Horas de Le Mans.

Como já era de conhecimento, os protótipos LMP1 darão lugar a modelos baseados em esportivos de produção em série. Até o momento somente a Aston Martin confirmou a participação dentro das novas regras.

De acordo com a ACO, o objetivo da nova classe é “criar uma classe de alto nível com igualdade de condições” e limitar a quantidade de ganhos de desempenho que poderiam ser encontrados através de um maior investimento.

Acrescentou que suas medidas são projetadas para encorajar entradas de dois carros em um período de cinco anos.

Em comparação com os regulamentos da classe LMP1 atual, os novos modelos terão peso alterado, para aproximadamente 1100 kg e potência na casa dos 750 hp. As mudanças devem fazer os modelos marcarem 3m30s, por volta no circuito de Le Mans.

Os sistemas híbridos não serão obrigatórios, mas aqueles que escolherem seguir esse caminho não devem exceder 270bhp, com um sistema BoP baseado na classe GTE definido para ser aplicado durante a temporada para manter os modelos híbridos e não híbridas com desempenho próximo.

Haverá também medidas de contenção, para equiparar modelos com tração nas quatro rodas em comparação com as entradas de tração nas duas rodas.

Nos mesmos moldes da classe DPi da IMSA, o fabricante poderá basear o desenho do seu carro, em um modelo de produção de série. Os hipercarros baseados modelos de série usarão uma versão baseada no design original do carro ou do fabricante.

Uma “curva de potência regulada” e um fornecedor singular de combustível também serão usados ​​para ajudar a manter a competitividade entre a variedade de carros.

Haverá liberdade no design dos hipercarros, desde que o estilo não tenha impacto nos critérios de segurança.

“Tem havido muito trabalho duro e hoje conseguimos apresentar as novas regulamentações do Hypercar 2020”, disse Richard Mille, presidente da FIA Endurance Commission.

“Os princípios norteadores são a competição garantida entre os competidores, um orçamento controlado e carros de corrida espetaculares, e os regulamentos do hipercarro vão cumprir todos os três princípios”.

“Tem havido muito interesse dos fabricantes e os fãs poderão se identificar facilmente com os novos carros que serão vistos no início da temporada 2020/21”.

 

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