A tração 4×4 de volta a Le Mans

1987 24 HEURES DU MANS #203 Porsche (Rothmans Porsche) Claude Haldi (CH) - Kees Nierop (CAN) - Rene Metge (F) - resAB

Para muitos o termo “tração 4×4” se refere a utilitários esportivos e a equipamentos do meio rural. Na Europa este tipo de engenho é bastante difundido em carros “normais”. No mundo das corridas a história não é tão diferente.

Este ano termos em Sarthe o R18 e-tron com sua tração integral, mas outro fabricante Alemão a Porsche já competiu com carros com tração integral. O ano era 1986 e começou bem para a marca depois da vitória no rali Paris Dakar. Motivada inscreveu o modelo 961 que tinha vários sensores que monitoravam a o giro das rodas em tempo real além de controlar as ações do piloto. Com estas informações a potencia era direcionada para cada roda independentemente. Nas retas as 4 rodas entravam em ação para melhorar o desempenho. O carro que pesava pouco mais de 1.169 kg apresentou um alto consumo de combustível precisando de 51 litros para percorrer uma distancia de 100km. Os pilotos René Metge e Claude Ballot-Léna conseguiram um sétimo lugar no geral.

O fabricante repetiu a dose no ano seguinte com um 961 com melhorias aerodinâmicas, porém o carro se tornou mais instável. O carro deu pouco mais de 199 voltas e acabou abandonando por problemas no cambio. Se encerrava ali a primeira participação de um 4×4 em Sarthe. E em 2012 como será com o novo R18?

1986 24 HEURES DU MANS #180 Porsche (Porsche AG) Rene Metge (F) - Claude Ballot Lena (F)   res07
961 em 1987
Published
7 anos ago
Categories
24 Horas Le MansAudiHistoric RacesPorsche
Comments
1 Comment
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

One comment on “A tração 4×4 de volta a Le Mans

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *