A mola da Vez

 

Depois de um bom tempo sem escrever volto depois de um final de semana bem atípico para ao F1. O acidente de Felipe Massa e as conseqüências disso para sua carreira ainda são uma incógnita. Porém a vitória de Hamilton pode ser algo mais incrível ainda.

O inglês não vencia desde o ano passado e com o equipamento limitado que possui esse ano não tinha feito até agora grandes apresentações. Porém como todo piloto mediano quando o carro evolui o piloto pega uma carona e mostra algum serviço, nada além disso. A primeira pole de Alonso neste ano e seu bom braço teriam dado um tempero a mais na corrida que até certo ponto foi monótona depois dos pits. O erro na Renault foi grosseiro, parecia que os mecânicos eram da Ferrari tamanha burrice feita. Acabaram com boas chances de ver Alonso brigando com Hamilton e com os pilotos da RBR. Uma pena.

Infelizmente o grande acontecimento foi o acidente de Massa. E mais infelizmente ainda foi ser atingido por um pedaço do carro de Rubinho. As imagens mostram que o carro branco não estava visível no momento que a peça atinge o piloto da Ferrari, a única conclusão que chego é que essa mola estaria dando seus pulos na pista já há algum tempo. Uma fatalidade com os mesmos moldes no acidente que vitimou o filho do grande John Surtees. A roda que caiu do carro de Alonso poderia ter feito estrago parecido.

Há algum tempo a FIA tinha determinado que as rodas devessem ser presas junto a estrutura do carro para evitar esses pequenos mísseis voando por ai sem controle. Até algum tempo isso estava sendo feito e eram visíveis os cabos segurando o pneu em colisões. Claro que a chance de uma minúscula peça se soltar e dar em cheio no capacete do piloto que vem atrás não é algo assim tão difícil de acontecer mas neste caso foi um infelicidade plena.

E a Brawn? Não tem mais aquela força que tinha no começo da temporada e a RBR está mandando no certame. Webber tem sido mais constante que Vettel e poderia ter chego em segundo se não tivesse tido problemas nos pits, mas está determinado e com certeza vai se tornar o primeiro piloto na preferência do time.

Na outra ponta da fila estão os brasileiros Rubinho e Nelsinho que mais uma vez não fizeram nada de extraordinário a não ser devolver os carros inteiros no final da corrida. Rubinho poderia ter feito uma classificação melhor mais o treino interrompido acabou de vez com uma melhor posição. E Nelsinho ? Bem esse é um caso perdido. As últimas declarações dizendo que está pondo a carreira e as definições a cargo do pai. Esta postura mostra o quanto é infantil e despreparado em outras palavras… É um bebe chorão que quando tem o brinquedo estragado corre para os braços do pai para ganhar um novo. F1 é coisa séria e seu desempenho está bem parecido com a propaganda que a Renault tem no Brasil quando mostra um jovem Nelsinho pedindo para dirigir o carro do pai, a van da escola, pois bem no momento que um fã pede para dirigir o F1 dele aposto que faria muito melhor do que o grande Nelsinho. Lamentável, ele poderia fazer um favor para sua carreira e para a F1 dando o espaço para alguém mais competente.

Próxima etapa será no novo circuito de Valencia, onde ano passado a Ferrari em mais um erro estragou a corrida de Massa com a famosa mangueira de combustível solta pelos boxes. Uma pista boa, segura e com a brilhante idéia de ser noturna a corrida. Para quem é fã das provas de Endurance é um prato cheio.

LMS Mil Km de Algarve


Dia 30 de julho a 2 de agosto acontece mais uma prova da LMS os 1000Km de Alvarve primeira prova que será totalmente disputada a noite e que temos mais uma vez a participação de Bruno Senna na equipe Oreca Matmut com um Courage. Abaixo a listas dos inscritos até o momento.
Carros Confirmados na categoria LMP1

007
Aston Martin Racing
Lola Aston Martin LMP1
Jan Charouz
Tomas Enge
Stefan Mücke
009
Aston Martin Racing
Lola Aston Martin LMP1
Harold Primat
Darren Turner
Miguel Ramos

10
Team Oreca-Matmut AIM
ORECA-Courage LC70 – AIM
Tiago Monteiro
Bruno Senna

11
Team Oreca-Matmut AIM
ORECA-Courage LC70 – AIM
Nicolas Lapierre
Oliver Panis

12
Signature Plus
ORECA-Courage LC70 – Judd
Pierre Ragues
Franck Mailleux

13
Speedy Racing Team Sebah
Lola B08/60 – Aston Martin
Marcel Fässler
Andrea Belicchi
Nicolas Prost

14
Kolles
Audi R10 TDi
Andrew Meyrick
Charles Zwolsman
Narain Karthikeyan

15
Kolles
Audi R10 TDi
Christian Bakkerud
Christijan Albers
Giorgio Mondini

16
Pescarolo Sport
Pescarolo 01 – Judd
Jean-Christophe Boullion
Christophe Tinseau

23
Strakka Racing
Ginetta-Zytek 09S
Peter Hardman
Nick Leventis
Danny Watts

Carros confirmados na categoria LMP2
24
OAK Racing Team Mazda France
Pescarolo 01 – Mazda
Jacques Nicolet
Richard Hein

25
RML
Lola B08/86 – Mazda
Tommy Erdos
Mike Newton

26
Team Bruichladdich Bruneau
Radical SR9 – AER
Pierre Bruneau
Tim Greaves
Jonathan Coleman
28-ibanez-courage
28
Ibanez Racing Service
Courage LC75 – AER
José Ibanez
William Cavailhes
Frederic Da Rocha
29
Racing Box
Lola B08/80 – Judd
Filippo Francioni
Andrea Ceccato
Giacomo Piccini

30
Racing Box
Lola B08/80 – Judd
Andrea Piccini
Matteo Bobbi
Thomas Biagi

32
Team Barazi Epsilon
Zytek 07S/2
Juan Barazi
(a anunciar)

33
Speedy Racing Team Sebah
Lola B08/80 – Judd
Xavier Pompidou
Jonny Kane
Benjamin Leuenberger

35
OAK Racing Team Mazda France
Pescarolo 01 – Mazda
Matthieu Lahaye
Karim Ajlani

37
WR Salini
WR LMP2009 – Zytek
Stéphane Salini
Philippe Salini
Bruce Jouanny

40
Quifel ASM Team
Ginetta-Zytek 09S/2
Miguel Paes do Amaral
Olivier Pla

41
GAC Racing Team
Zytek 07S/2
Karim Ojjeh
Claude-Yves Gosselin
Philipp Peter

42
Ranieri Randaccio
Lucchini LMP2/09 – NME
Ranieri Randaccio
Glauco Solieri

43
Q8 Oils Hache Team
Lucchini LMP2/09 – Judd
Máximo Cortés
Carmen Jorda
Alfonso “Fonsi” Nieto

GT1 Carros confirmados

50
Larbre Competition
Saleen S7R – Ford
(a anunciar)
(a anunciar)
(a anunciar)

72
Luc Alphand Aventures
Corvette C6.R
Patrice Goueslard
Yann Clairay
Julien Jousse

GT2 Confirmados
76
IMSA Performance Matmut
Porsche 997 GT3 RSR
Raymond Narac
Patrick Pilet

77
Team Felbermayr – Proton
Porsche 997 GT3 RSR
Richard Lietz
Marc Lieb

81
Easyrace
Ferrari F430 GT
Maurice Basso
Roberto Plati
GianPaolo Tenchini

84
Team Modena
Ferrari F430 GT
Antonio Garcia
Leo Mansell
Jaime Melo

85
Snoras Spyker Squadron
Spyker C8 Laviolette GT2-R
Tom Coronel
Jarek Janis

87
Drayson Racing
Aston Martin Vantage GT2
Paul Drayson
Jonny Cocker

88
Team Felbermayr – Proton
Porsche 997 GT3 RSR
Horst Jr Felbermayr
Christian Ried
Francisco Cruz Martins

89
Hankook – Team Farnbacher
Ferrari F430 GT
Allan Simonsen
Pierre Kaffer

90
Farnbacher Racing
Ferrari F430 GT
Pierre Ehret
Anthony Beltoise
Dominik Farnbacher

92
JMW Motorsport
Ferrari F430 GT
Robert Bell
Gianmaria Bruni

99
JMB Racing
Ferrari F430 GT
John Hartshorne
(a anunciar)

*Os dados aqui listados foram tirados do site oficial da LMS
  www.lemans-series.com

ALMS etapa Lime Rock

No ultimo dia 18 foi realizada mais uma etapa da American Le Mans Series no circuito de Lime Rock, pista pequena porém muito boa para todo tipo de categoria, a disputa pela primeira posição foi intensa e decidida nas últimas voltas, sendo vencida pelo Acura de Gil de Ferran.

Abaixo classificação final:

1 66 P1 184 -.— 47.791 141 (de Ferran)/Pagenaud* 2:45:14.053 ‡ 1 Acura ARX 02a Running
2 9 P1 184 43.776 48.361 142 Brabham*/(Sharp) 2:45:57.829 2 Acura ARX 02a Running
3 48 P1 177 7 Laps 50.133 122 (Mowlem*)/Johansson 2:45:48.474 3 Ginetta-Zytek 09HS Running
4 20 P2 172 12 Laps 49.727 25 Leitzinger/(Franchitti*) 2:46:04.942 1 Lola B09 86 Mazda Running
5 45 GT2 167 17 Laps 55.231 156 Bergmeister/(Long*) 2:46:08.141 1 Porsche 911 RSR Running
6 12 P1 166 18 Laps 52.230 158 Burgess/(McMurry*) 2:45:22.900 4 Lola B06/10 Running
7 15 P2 166 18 Laps 49.746 117 Fernandez*/(Diaz) 2:45:34.399 2 Acura ARX-01B Running
8 62 GT2 166 18 Laps 55.683 83 Melo*/(Kaffer) 2:45:38.458 2 Ferrari 430 Berlinetta Running
9 90 GT2 166 18 Laps 55.608 135 Hand*/(Auberlen) 2:45:46.919 3 BMW E92 M3 Running
10 87 GT2 165 19 Laps 55.369 131 Henzler*/(Miller) 2:45:32.158 4 Porsche 911 RSR Running
11 18 GT2 163 21 Laps 56.019 98 Westbrook*/(Stuck) 2:45:29.845 5 Porsche 911 RSR Running
12 21 GT2 163 21 Laps 56.383 119 Farnbacher*/(James) 2:45:36.996 6 Panoz Esperante Running
13 44 GT2 159 25 Laps 56.104 119 van Overbeek/(Neiman*) 2:45:17.827 7 Porsche 911 RSR Running
14 11 GT2 158 26 Laps 58.097 79 (Feinberg)/Hall* 2:45:48.173 8 Dodge Viper Running
15 19 P2 157 27 Laps 52.747 67 van der Steur/(Pecorari) 2:45:59.588 3 Radical SR9 Running
16 40 GT2 153 31 Laps 56.663 39 (Murry*)/D.Robertson/A.Roberts 2:45:32.167 9 Doran Ford GT-R Running
17 36 Chal 149 35 Laps 1:00.296 141 (Hoaglund)/Faieta* 2:45:41.796 1 Porsche 911 GT3 Cu Running
18 08 Chal 146 38 Laps 1:00.711 96 (Brown)/Sweedler* 2:45:31.899 2 Porsche 911 GT3 Cu Running
19 02 Chal 144 40 Laps 1:00.923 134 Parker/(Pickering*) 2:45:47.076 3 Porsche 911 GT3 Cu Running
20 57 Chal 142 42 Laps 1:00.568 81 (Snow)/Snow* 2:36:49.020 4 Porsche 911 GT3 Cu Not Running
21 92 GT2 142 42 Laps 55.668 113 Mueller*/(Milner) 2:45:28.890 10 BMW E92 M3 Running
22 37 P1 138 46 Laps 50.687 47 J.Field/(C.Field*)/Ducote 2:12:33.669 5 Lola B06/10 Drivetrain
23 16 P2 63 121 Laps 50.108 56 (Dyson*)/Smith 55:26.495 4 Lola B09 86 Mazda Electrical
24 47 Chal 52 132 Laps 1:00.251 43 Baker/(Cosmo) 56:30.564 5 Porsche 911 GT3 Cu Not Running
Próxima corrida sera dia 09 de agosto no circuido de Mid-Ohio com transmissão do canal SPEED.
* As informações acima foram retiradas do site
www.americanlemans.com

Published
11 anos ago
Categories
Sem categoria
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *