bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
A diversidade da classe LMP2 do Mundial de Endurance
Manor Endurance Team. A principal estreia da classe LMP2 em 2016. (Foto: Divulgação equipe)
Manor Endurance Team. A principal estreia da classe LMP2 em 2016. (Foto: Divulgação equipe)

A classe LMP2 vem mudando de identidade nos últimos anos. Antes um reduto de equipes e pilotos e equipes que não conseguiam chegar a LMP1, se tornou o destino certo de pilotos que estão descobrindo as provas de longa duração, bem como equipes que querem algo mais do que competir nas classes GTE.

Com a classe sendo a principal em 3 campeonatos (IMSA, ELMS e Asian LMS), é evidente que o nível de profissionalismo venha aumentando ano a ano. Ao todo serão 10 as equipes que estarão presentes no WEC este ano. Serão cinco fabricantes de chassis, pilotos das mais diversas nacionalidades.

G-Drive troca Ligier pelo Oreca. (Foto: Divulgação G-Drive)
G-Drive troca Ligier pelo Oreca. (Foto: Divulgação G-Drive)

O atual campeão da classe, Roman Rusinov volta para defender seu título, desta vez a bordo de um Oreca 05 pela sua equipe, a G-Drive Racing. O Ligier passou para a equipe britânica JOTA Sport. Ao lado de Rusinov estará o francês Nathanael Berthon. O terceirio piloto será anunciado em breve.

A SMP Racing volta para o WEC com seus dois BR01. Nicolas Minassian se mantem no #27, enquanto Vitaly Petrov estará no comando do #37. Petrov já competiu na ELMS em 2007 além das 24 horas de Le Mans do mesmo ano. Os demais pilotos da equipe devem ser anunciados em breve.

SMP Racing volta com seus dois BR01. (Foto: FIAWEC)
SMP Racing volta com seus dois BR01. (Foto: FIAWEC)

Após a vitória incontestável em Daytona a Extreme Speed Motorsports vai para sua segunda temporada no WEC como parceira oficial da Onroak Automotive, empresa que desenvolveu e construiu o Ligier JS P2. Com o apoio “oficial” da montadora e com um plantel de pilotos renovado as chances do título são grandes. No #30 estarão Scott Sharp, Ed Brown e Johannes van Overbeek. Já Ryan Dalziel, Pipo Derani estarão ao lado de Christopher Cumming.

ESM volta com o apoio oficial da Onroak Automotive. (Foto: ESM)
ESM volta com o apoio oficial da Onroak Automotive. (Foto: ESM)

A Signatech Alpine começa o ano ainda comemorando a vitória que teve em Xangai em 2015. O Alpine A460 #36 vai estar nas mãos de Nicolas Lapierre e Gustavo Menezes. O segundo carro da equipe, o #35 estará inscrito como Baxi DC Racing Alpine Team, que tem como dono o ator Jackie Chan além de David Cheng. A equipe que que tem vitórias no Asian LMS terá Cheng e Ho-Ping Tung como pilotos.Representando a Grã Bretanha, a Strakk Racing volta com seu Gibson 015s #42. Até o momento Nick Leventis não confirmou os pilotos para a temporada.

Signatech Alpine, com dois carros para 2016. (Foto: Divulgação equipe)
Signatech Alpine, com dois carros para 2016. (Foto: Divulgação equipe)

Finalizando as equipes da classes, duas estreantes. A  RGR Sport by Morand vem com o Ligier #43 para Ricardo Gonzales, Filipe Albuquerque e Bruno Senna. O trio é considerado um dos mais experientes da classe sendo Senna piloto do programa GT da Mclaren e Albuquerque piloto oficial da Audi.

Bruno Senna volta ao endurance pelas mãos da RGR Sport by Morand. (Foto: Divulgação)
Bruno Senna volta ao endurance pelas mãos da RGR Sport by Morand. (Foto: Divulgação)

Já a Manor diversificou suas operações, além do seu programa da F1. O Oreca #44 será pilotado por Tor Graves, com uma vasta experiencia em provas de longa duração. Os demais pilotos serão confirmados nas próximas semanas. O time liderado por John Booth esperara um primeiro ano de aprendizado.

Strakka Racing. Último ano na classe LMP2. (Foto: Strakka Racing)
Strakka Racing. Último ano na classe LMP2. (Foto: Strakka Racing)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.