“A corrida vai ser bem interessante”, afirma Christian Fittipaldi sobre Daytona

Christian Fittipaldi (à esquerda) conversa com João Barbosa  (José Mário Dias)

Christian Fittipaldi (à esquerda) conversa com João Barbosa
(José Mário Dias)

O grid para a 56ª edição das 24 Horas de Daytona, que abre a temporada 2018 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship, foi definido nesta quinta-feira (25) no Daytona Internatioanl Speedway (EUA).

Bicampeão da prova (2004 e 14), o brasileiro Christian Fittipaldi e os portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque, que dividem o #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R da equipe Action Express Racing, vão partir da terceira colocação na categoria Protótipos, que conta com 20 carros. Albuquerque foi o responsável pela classificação do carro #5 e registrou o tempo de 1min36s194, a apenas 0s111 da pole position, conquistada pelo o holandês Renger Van Der Zand (1min36s083).

No outro carro da Action Express, Felipe Nasr teve um problema elétrico durante o classificatório, mas mesmo assim garantiu a sétima posição no grid para o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, onde ele terá como companheiros o norte-americano Eric Curran e os britânicos Stuart Middleton e Mike Conway.

A prova terá sua largada neste sábado (dia 27), a partir das 17h40 de Brasília (14h40 local). Nesta sexta (26), os pilotos ainda participam de mais um treino livre. Cinquenta carros estão inscritos na disputa, divididos nas categorias Protótipo, GT Le Mans e GT Daytona. O Fox Sports 2 transmitirá a largada e chegada ao vivo para o Brasil, bem como algumas janelas da disputa (sábado das 19h30 às 23 horas e domingo das 11 às 13h30).

Tetracampeão do Campeonato Norte-americano de Endurance (2014, 15, 16 e 17) e bicampeão do IMSA (2014 e 15), Fittipaldi destacou a disputa acirrada pela pole e prevê uma corrida muito equilibrada e cheia de emoções.

“O carro está bom e a classificação foi bem apertada pra todo mundo. Acho que a corrida vai ser bem interessante. Estamos contentes, talvez a gente precise melhorar algumas coisinhas, mas são só ajustes finos. De maneira geral, estamos satisfeitos. Temos agora 24 horas pela frente”, comentou o piloto, que este ano participará das provas de longa duração apenas e exercerá também a função de diretor esportivo da Action Express.

Fittipaldi também comentou sobre o ocorrido com o #31 Whelen Engineering Cadillac. “O carro do Felipe teve um problema de bateria. Ele deu quatro, cinco voltas, estava junto do nosso carro, mas faltando algumas voltas para o final, ele teve este problema e foi bem no momento que os outros carros andaram mais rápido. Se ele estivesse ido até o final do treino, ele teria classificado em segundo ou quarto, bem próximo da gente”, explicou o experiente piloto, que disputou as principais categorias do automobilismo mundial como F-1, Indy e NASCAR.

Apesar do problema, Nasr mostrou satisfação com o carro e segue otimista. Será a primeira temporada completa do piloto no IMSA, mas em 2012 ele já esteve inclusive no pódio em Daytona, quando chegou em terceiro lugar.

“O equilíbrio geral do carro é muito bom. Desde o ROAR, sabia que teríamos um bom carro. Tudo estava indo muito bem, até termos um problema elétrico, que fez o carro parar na pista. Acredito que poderia ter sido um pouco mais rápido. Mas é uma corrida longa, temos um carro competitivo e estou pronto para a disputa”, completou o piloto de apenas 25 anos.

Confira o grid de largada em Daytona (Protótipos):
1 10 J. Taylor / R. Van Der Zande/ R. Hunter-Reay Konica Minolta Cadillac DPi-V.R Cadillac DPi 1:36.083 
2 7 H. Castroneves / R. Taylor / G. Rahal Acura Team Penske Acura DPi 1:36.090 
3 5 F. Albuquerque / J. Barbosa / C. Fittipaldi Mustang Sampling Racing Cadillac DPi 1:36.194 
4 38 J. French / P. O’Ward / K. Masson / J. Miller Performance Tech Motorsports ORECA LMP2 1:36.318 
5 90 M. McMurry / T. Vautier / E. Cheever Spirit of Daytona Racing Cadillac DPi 1:36.472 
6 37 L. Stroll / F. Rosenqvist / R. Frijns / D. Juncadella Jackie Chan DCR JOTA ORECA LMP2 1:36.492 
7 31 F. Nasr / E. Curran / M. Conway / S. Middleton Whelen Engineering Racing Cadillac DPi 1:36.508 
8 54 J. Bennett / C. Braun / R. Dumas / L. Duval CORE autosport ORECA LMP2 1:36.567 
9 55 J. Bomarito / H. Tincknell / S. Pigot Mazda Team Joest Mazda DPi 1:36.633 
10 6 D. Cameron / J. Montoya / S. Pagenaud Acura Team Penske Acura DPi 1:36.931 
11 78 H. Tung / A. Brundle / F. Habsburg-Lothringen / A. Felix da Costa Jackie Chan DCR JOTA ORECA LMP2 1:36.982 
12 85 S. Trummer / R. Alon / D. DeFrancesco / A. Cindric JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 1:37.005 
13 23 P. Hanson / L. Norris / F. Alonso United Autosports Ligier LMP2 1:37.008 
14 99 C. Miller / S. Simpson / M. Goikhberg / G. Menezes JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 1:37.124 
15 32 W. Owen / H. de Sadeleer / P. Di Resta / B. Senna Lalli United Autosports Ligier LMP2 1:38.186 
16 52 S. Saavedra / G. Yacaman / R. Gonzalez / N. Boulle AFS/PR1 Mathiasen Motorsports Ligier LMP2 1:38.773 
17 20 M. Drumwright / E. Lux / A. Popow Karaha / T. Drissi / B. Gaughan BAR1 Motorsports Multimatic/Riley LMP2 1:41.778 
18 22 J. van Overbeek / P. Derani / N. Lapierre Tequila Patron ESM Nissan DPi 1:46.129
Não se classificaram:
2 S. Sharp / R. Dalziel / O. Pla Tequila Patron ESM Nissan DPi 
77 O. Jarvis / T. Nunez / R. Rast Mazda Team Joest Mazda DPi S

Published
1 mês ago
Comments
Comentários
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.