6 horas de SPA–Audi Audi e + Audi!!!

L9-IMG_4546
A vitória da Audi estava mais do que certa, restando apenas saber qual dos 4 carros chegaria em primeiro. Sempre fui contra tantos carros “oficiais” de um mesmo time pois sempre ocorre o “canibalismo” e vitórias certas acabam se revelando grandes decepções. Não foi o que aconteceu e a Audi faturou fácil.

Para muitos a coisa poderia ter perdido a graça já que qual equipe poderia fazer frente ao fabricante Alemão? A Toyota esta era a prova que eles precisavam ter feito para pelo menos tentar chegar ao pódio em Le Mans. Como a equipe destruiu o único carro pronto e o que estava em SPA não tinha condições de correr, restou jogar todas as fichar em Sarthe a próxima etapa do WEC.

Mesmo o vencedor não sendo um dos modelos híbridos (a vitória ficou com o Audi #3 de Romain Dumas, Loic Duval e Mar Gené) tecnologia aguentou bem as 6 horas de corrida e deve aguentar bem uma corrida de 24 horas. Agora vencer é outros 500. A ACO mais uma vez não conseguiu a equivalência tão sonhada e talvez não esteja mais tão preocupada visto que classifica os carros a gasolina como uma classe de “essência”. Essa essência podia ser melhor equipada ou melhor “desequipada” de tanto arrasto aerodinâmico. Os carros já provaram que são seguros mas a FIA e sua paranoia por segurança acaba limando as chances de qualquer equipe oficial ou não de vencer no geral.

A disputa na P1 ficou entre as equipes Rebellion e Strakka. Prevaleceu a equipe melhor estruturada e a vitória ficou com o carro #12 de Nicolas Prost, Nell Jani e Nick Heidfeld. Todos olharam para o Dome S102.5 mas o mesmo acabou apenas na 15º posição sem fazer uma grande corrida. A dupla Bordais e Minassian tirou leite de pedra, mas a equipe está pagando pelo aprendizado.

Já entre os carros da classe LMP2 a vitória ficou com o Zytek da equipe Jota com Simon Dolan e Sam Hancok que venceu uma disputa interessante com o #25 Oreca Nissan da equipe ADR-Delta. A classe que foi engordada com as equipes que participam do ELMS desde que a etapa de Zolder foi cancelada deram seu valor para a corrida. Até agora me pergunto se valeu ou não apena a separação do “mundial” do campeonato Europeu.

Na classe GTE-PRO as medidas para deixar a classe mais “divertida” adicionando peso aos carros Ferrari deu efeito. A vitória ficou com o Porsche #77 da equipe Team Ferbermayr Proton que teve uma ótima disputa com a Ferrari da AF Corse. Jaime Melo chegou em terceiro a 1 volta com a Ferrari da Luxury Racing. Na classe GTE-AM a Porsche também venceu desta vez com o #67 da equipe IMSA Performance Matmut. Em segundo chegou o #88 Porsche da Ferbermayr Proton.

A próxima etapa será as 24 horas de Le Mans nos dias 15 e 16 de Julho.


Vencedores em Fotos.


LMP1
#03 Audi R18 Ultra
#03
#01 Audi R18 e-tron quattro
#01
#04 Audi R18 Ultra
#04
LMP1 (Essência)
#12 Lola B12/60 Coupé Toyota
#12
#13 Lola B12/60 Coupé Toyota
#13
#21 HPD ARX 03a Honda
#21
LMP2
#38 Zytek Z11SN Nissan
#38
#25 Oreca 03 Nissan
#25
#48 Oreca 03 Nissan
#48
GTE-PRO
#77 Porsche 911 RSR
#77
#51 Ferrari F458 Itália
#51
#59 Ferrari F458 Itália
#59
GTE-AM
#67 Porsche 911 RSR
#67
#88 Porsche 911 RSR
#88
#81 Ferrari F458 Itália
#81

Published
8 anos ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *