31 carros em Austin pelo Mundial de Endurance

Edição de 2014 foi marcada pela forte chuva. (Foto: Divulgação WEC)

Edição de 2014 foi marcada pela forte chuva. (Foto: Divulgação WEC)

Para a próxima etapa do Mundial de Endurance que será realizada entre os dias 17 e 19 de Setembro no circuito das Américas em Austin no Texas, um total de 31 carros, representando 10 nações diferentes, 86 pilotos de 19 países estarão competindo no Lone Star Le Mans.

A prova marca a estréia da equipe ESM com seus dois Ligier JS P2 correndo em casa. Além disso, há um piloto do Canadá, um da Texas, México e, vários América do Sul, mostrando que o evento representa vários países tanto da América do norte quanto latina.

Lista de inscritos.

Representando os EUA competem Scott Sharp, Ed Brown, Johannes van Overbeek e Jon Fogarty pela ESM. Na classe GTE-AM ator Patrick Dempsey corre ao lado de Patrick Long com o Porsche 911 RSR. A equipe terminou em terceiro lugar na classe durante as 24 horas de Le Mans. A dupla divide o Porsche #77 com Marco Seefried. Além dos pilotos dos EUA, do Canadá vem Paul Dalla Lana que corre no Aston Martin #98, que venceu na classe GTE-AM em Silverstone e SPA, com Pedro Lamy de Portugal e Mathias Lauda da Áustria.

Do México vem Ricardo Gonzalez que voltou ao Campeonato Mundial de Endurance em 2015. Ele compete no Ligier #28 da equipe G-Drive Racing ao lado do colombiano Gustavo Yacaman e do Brasileiro “Pipo” Derani. O trio da América Latina já provou o sucesso com uma vitória na Bélgica em maio.   

A classe LMP1 contará com nove carros e 26 pilotos, com os fabricantes de Audi, Porsche e Toyota com dois carros cada. Depois de vencer as 24 Horas de Le Mans e a etapa de Nurburgring, a Porsche será o time a ser batido no Texas já que atualmente detém uma vantagem de 33 pontos sobre o Audi no Campeonato de fabricantes.

A tripulação do Porsche 919 Hybrid #17 com Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard, teve sua primeira vitória na Alemanha e são apontados como favoritos, mas estão a 17 pontos atrás dos pilotos do Audi #7, Benoit Treluyer, André Lotterer e Marcel Fässler, já que venceram as etapas de Silverstone e Spa-Francorchamps no início da temporada.

Único sul-americano no grid da LMP1, o brasileiro Lucas Di Grassi divide o Audi #8 com Loic Duval e Oliver Jarvis. Os atuais campeões, a Toyota vem sofrendo para ter um carro competitivo como em 2014, mas espera uma boa apresentação nos EUA. O ex-piloto de Fórmula Indy Mike Conway é parte da tripulação TS040 #2 ao lado de ex-pilotos de F1 Alex Wurz e Stéphane Sarrazin. O carro #1 é tripulado por Sébastien Buemi e Anthony Davidson, ao lado de Kazuki Nakajima. A classe LMP1 é completada pelas equipas privadas Bykolles, impulsionados por sua vitória na Alemanha, e a Rebellion Racing.

Já na LMP2, oito carros são esperados, Dois para o G-Drive Racing, dois para ESM, uma para a campeã da ELMS Signatech Alpine, Strakka Racing, SARD Morand e um para KCMG.

Há sete entradas na classe GTE-PRO. Ferrari, Porsche e Aston Martin que competem pelo título mundial GT de Construtores. Em 2016 eles serão acompanhadas pola Ford, que é volta com o novo Ford GT. Campeã do Mundo do ano passado, Ferrari, está enfrentando um desafio frente ao bom trabalho realizado ela Porsche depois que a equipe Manthey venceu em casa em Nürburgring no mês passado. A Ferrari ainda tem uma vantagem de 24 pontos e espera uma boa prova no Texas. Nosso terceiro representante, Fernando Rees compete no Aston #99.

Na classe GTE-AM, Aston Martins, Porsches e Ferraris e Chevrolet Corvette C7 correm pelas equipes francesa Larbre Competition (Corvette), Russa SMP Racing (Ferrari), Italiana AF Corse (Ferrari). A Aston Martin Racing compete com seu Vantage V8. Os dois Porsche 911 serão executados pela Proton Competition, um so a bandeira Dempsey Racing para Patrick Dempsey e outro para Abu-Dhabi.

As 6 Horas de Circuito das Américas será no dia 19 de Setembro, sendo a quinta etapa do Mundial de Endurance.

Published
5 anos ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *