bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

J5-JS_SPA_05_07_157

Le Mans é um mundo cheio de tradição, e elas devem ser respeitadas. Por um lado a Audi que ganhou todas as vezes que estreou um novo modelo independente da pista ou do local. Foi assim com R8, R10, R15 e R15+. Pelo outro lado a Peugeot buscava a 5º vitória consecutiva no circuito belga. Um deles teria que quebrar sua tradição, e desta vez foi a Audi.

O desempenho dominante da Audi vem desde o test day em Le Mans e passou por todos os treinos livres e classificatório de SPA. Tudo indicava uma lavada do time Alemão… indicava. O calvário da Peugeot começava no treino classificatório quando não teve “tempo” para conseguir uma melhor posição devido a uma bandeira vermelha.

A Audi tinha tudo na mão porém pequenos erros durante uma corrida longa deixaram o caminho fácil para os concorrentes. Para começar pelo #1 do trio Dumas/Bernhard/Rochenfeller teve que fazer uma parada nos pits para uma troca da tampa traseira. O #2 Treluyer/Lotterer/Fassler acabou dando uma escapada da pista, conseguiu voltar para os boxes porém como o mesmo estava fechado perdeu um tempo precioso. Restou o Audi #3 foi o premiado por receber uma punição por andar rápido nos boxes e no final Kristensen teve que parar novamente nos boxes para trocar o spolier dianteiro que custou a sair perdendo mais tempo ainda. O terceiro lugar chegou a ser uma vitória.

phototheque_2011_Castellet_040-1
TDS Racing mostra força com Oreca-Nissan e vence na P2

Sem erros o Peugeot #7 do trio Wurz/Davidson/Gené consegue a vitória seguido pelo #8 do trio Minassian/Sarrazin/Montagny. A festa só não foi maior pois o outro carro da equipe teve problemas na suspensão traseira e acabou em 8º lugar.

Entre os modelos a gasolina um ótimo 6º para o Pescarolo Team seguido pelo #12 da Rebellion Racing. O Peugeot da equipe Oreca com problemas na bomba de combustível acabou em 10º. O time Português Quifel ASM Team não completou a prova com problemas no motor.

Já na classe P2 a vitória ficou com o Oreca-Nissan da TDA Racing com Beche/Triret/Firth. A vitória do carro em sua segunda corrida mostra que o chassi Oreca aliado ao motor Nissan tem um futuro promissor na categoria. Em segundo o Oreca da equipe Boutsen Energy Racing e fechando o pódio o Acurada equipe Strakka Racing.

Na classe FLM a vitória ficou com a Hope Racing, Seguido pela Pegasus Racing e Genoa Racing.
J5-JS_SPA_05_07_214
Ferrari na frente pelas mãos da AF Corse

Já entre os GTs na classe PRO a AF Corse pelas mãos de Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni, seguido por outra Ferrari da Hankook Team Farnbacher. Entre os brasileiros Jaime Melo que chegou a liderar a prova acabou em 7º, assim como Augusto Farfus e Jorg Muller acabaram em 4º com BMW. O melhor Porsche nesta classe foi o #75 que acabou em 6º pelas mãos da equipe Prospeed Competition.

J5-JS_SPA_05_07_167
Porsche lava a alma na GTE-AM

Entre os GT “amadores” a Porsche faturou o primeiro lugar com a equipe IMSA Performance Matmut de Nicolas Armindo e Raymond Narac, seguidos pela Ferrari da AF Corse pilotada por Piergiuseppe Perazzini/Marco Cioci e Stéphane Lemeret.

Depois da segunda rodada da ILMC a Peugeot lidera com 27 pontos seguida pela Audi com 19 e Oreca com 18. Na P2 a Signatech Nissan está com 22 pontos, OAK Racing com 18 e Level 5 motorsport com 9.

2011 Le Mans 24 Hours.  Test Day. Circuit de La Sarthe, Le Mans France.  23rd - 24th April.  Luca Moro / Zhang Shan Qi / Nicolas Marroc, Hope Racing, Formula Le Mans - Oreca - 09. Action. World Copyright: Alastair Staley/LAT Photographic  Ref: __O9T3683.jpg
Hope Racing fatura na FLM

Diferente de outros anos a disputa na classe GT mudou de protagonistas. A Porsche deu lugar a BMW assim a AF Corse tem 27 pontos, BMW 26 e Luxury Racing com 5. Na GT AM Proton Competition 24 pontos. Krohn Racing com 21 e AF Corse com 15.

Quando o zelador do circuito estava trancando o portão para fechar a ACO soltou um comunicado visando alterações no regulamento para tentar “frear” o desempenho dos modelos a diesel frente ao resto do grid. Abaixo a nota na integra.
Enquanto a segunda ronda da Intercontinental Le Mans Cup 2011 acaba, o Automóvel Club de l’Ouest analisa cada um dos carros inscritos.
Tendo em conta que as regras técnicas para as 24 Horas de Le Mans, tem sido planejadas há muito tempo para o ajuste de desempenho dos carros em cada classe, após duas corridas, seus gerentes técnicos vão estudar esse evento, em conformidade com os regulamentos técnicos e desportivos.
O objetivo do ACO não é a introdução de um sistema permanente de desempenho de compensação, mas se precisar de ajustes as novas regras introduzidas este ano. Depois de analisar os resultados. Apenas os resultados das corridas e não dos testes (classificatória e livre) serão revisados.
Esses ajustes serão introduzidos o mais cedo possível para o 24 Heures du Mans de 2011.
Abaixo o que cada vencedor relatou depois da prova.

Jody Firt –  TDS Racing #46 vencedor na classe P2 “Foi uma corrida bastante controvertida.Dirigimos rápido e consistente. Mathias (Beche) tem feito um excelente trabalho para poupar combustível. O único problema foi a troca da carenagem. A equipe trabalhou muito rapidamente e não tivemos praticamente nenhum tempo perdido.

Giancarlo Fisichella – AF Corse #51 vencedor da classe GTE-PRO É fantástico para nós e para a Ferrari! No ano passado ficamos em segundo por alguns segundos. Este ano, terminamos em quinto na primeira etapa (12 Horas de Sebring) devido a um problema com o tanque de combustível. Poderíamos ainda ganhar a corrida em Paul Ricard (LMS), mas hoje finalmente conseguimos. Tentamos fazer uma parada a menos do que nossos concorrentes, reduzindo o nosso consumo e que era um objetivo difícil. O carro está funcionando muito melhor, o que é muito encorajador para o resto da temporada, especialmente para Le Mans.”

Nicolas Armindo – IMSA Performance Matmut #67 vencedor da classe GTE-AM  “Eu cometi um erro. Atravessei o cascalho e bati no muro de pneus. Eu estava muito irritado comigo mesmo.Felizmente, ele foi o nosso único erro. Raymond (NARAC) pilotou com muita regularidade. Nós dirigimos o mais rápido possível ao longo da corrida de recuperação. “

A foto da prova é o estado que ficou o Lola da equipe Level 5 depois do acidente.

J5-JS_SPA_07_05_281
J5-JS_SPA_07_05_280

A próxima etapa será a “corrida” do ano as 24 horas de Le Mans nos dias 11 e 12 de Julho.
Vídeos dos trenos mostrando o que estes carros tem de melhor o som!!!


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.